Como limpar chapéu de couro

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

É possível limpar um boné de couro sem gastar dinheiro com uma lavagem a seco. Você não faria isso com um chapéu de cowboy caro, mas um mais barato pode ser lavado como se fosse uma roupa normal. Existem algumas técnicas para limpar luvas e bolsas de couro que também funcionam para chapéu. Alguns varejistas de roupas, como o TravelSmith, oferecem peças de couro laváveis. Esse processor funcionará com couro liso ou camurça.

Máquina de lavar

Passo 1

Encha a máquina com água gelada. Coloque a máquina para carga média, o que permitirá que o chapéu fique solto e limpe melhor.

Passo 2

Adicione detergente neutro. Use Apenas metade da quantidade recomendada para não deixar produtos no couro. Se o chapéu tiver cheiro, adicione 1/4 xícara de amônia na máquina. A amônia matará qualquer mofo ou bolor, mas o cheiro de amônia sairá completamente.

Passo 3

Lave o chapéu sozinho em um saco de lingerie (um saco de rede com um zíper). Alternativamente, amarre ou prenda o chapéu dentro de uma fronha branca. Retire o chapéu imediatamente após a centrifugação. Coloque-o sobre toalhas brancas secas.

Passo 4

Arrume a forma no chapéu com as mãos. Quando estiver quase seco, o que pode levar dois dias, use-o por cerca de uma hora. Isso ajudará a secar mais rapidamente e garante que ele mantenha sua forma.

Lavar a mão

Passo 1

Repita os passos acima em uma pia ou tanque cheio de água com detergente e, se quiser, amônia.

Passo 2

Mexa o chapéu com a mão por 10 minutos. Esfregue a faixa antitranspirante e delineador (se tiver) com o detergente e uma esponja ou pano limpo.

Passo 3

Lave usando um chuveiro ou torneira. Deite e seque o chapéu como descrito acima.

Mais recentes

×