Como descobrir o endereço de IP de um servidor

••• connecters of the cable image by amlet from Fotolia.com

O protocolo de internet TCP/IP atribui um endereço único de IP representado no formato ponto-decimal (como 193.45.12.4) para cada computador ou servidor na rede. Na Internet, os servidores de sistema de nomes de domínios (special domain name system - DNS) traduzem nomes de computadores nos seus respectivos endereços de IP. Tanto o Windows quanto o Linux possuem comandos simples para acessar o serviço de DNS que permite descobrir o endereço de IP de qualquer servidor no mundo.

No Windows XP/Vista/7

Passo 1

Entre em um usuário no Windows e vá ao menu Iniciar.

Passo 2

Digite "CMD" e aperte "Enter" para abrir a janela de comandos no Windows Vista/7. Clique em "Executar", digite "CMD" e depois aperte "Enter" no Windows XP.

Passo 3

Digite "nslookup " e pressione "Enter". Por exemplo, digite "nslookup www.yahoo.com.br".

Passo 4

Leia a saída do comando. Uma linha mostrará o nome do servidor. No nosso exemplo, a linha contém "Name: www.yahoo.com.br". A linha seguinte começa com a palavra "Address" e conterá o IP do servidor.

No Linux

Passo 1

Clique nos menus "Applications" e "Accessories" (Aplicações e Acessórios) do GNOME. Então escolha o "Terminal" para abrir uma janela de comando (terminal) no Linux.

Passo 2

Digite "host " e pressione "Enter". Por exemplo, digite "host www.ehow.com.br".

Passo 3

Leia o endereço de IP do servidor na saída do comando. A propósito, o site www.terra.com.br tem o endereço de IP 200.154.56.80.

Mais recentes

×