Como descolorir cortinas coloridas

Clareie cortinas sem deixá-las manchadas

Kim Carson/Photodisc/Getty Images

Uma maneira barata de atualizar a decoração de sua casa é mudar a cor das cortinas. Apesar de ser difícil escurecer tecidos claros, tentar claras cortinas pode parecer impossível. Cores escuras geralmente ficam riscadas quando são clareadas e as extremidades não ficam uniformes. caso você exponha o tecido ao alvejante por muito tempo na tentativa de uniformizá-lo, o tecido poderá ser danificado. Caso queira mesmo clarear cortinas, algumas preparações são necessárias para reduzir as listras.

Step 1

Lave e seque as cortinas. Elas devem estar completamente limpas antes do início do processo de desbotamento.

Step 2

Misture 6 litros d'água com carbonato de sódio, detergente e 1 colher de sopa de removedor de cor em uma panela e ponha do forno.

Step 3

Ponha as cortinas e adicione a mistura a uma tigela rasa.

Step 4

Deixe as cortinas fervendo por uma hora. Adicione ¼ colher de sopa de removedor de cor à panela a cada 15 minutos.

Step 5

Escorra a panela e lave bem as cortinas. O removedor de cor pode deixar estrias, dependendo do quanto elas eram escuras inicialmente. Isso é normal.

Step 6

Encha uma panela, um balde ou uma banheira com 12 litros de água e alvejante. Deixe as cortinas encharcadas na mistura por várias horas. É importante usar o alvejante oxigenado em vez do cloro já que no caso deste, o material pode ser danificado.

Step 7

Remova as cortinas da mistura e lave-as na máquina usando o detergente suave. Torça as cortinas e deixe-as secar esticadas ou penduradas em um varal ao sol.

Step 8

Examine-as depois de seca. A cor original deve ser removida e qualquer estria inicial deve ter desaparecido. Cortinas escuras podem exigir que o processo seja repetido algumas vezes antes da cor original desaparecer completamente.

×