Como escurecer as cores de azulejos de porcelana

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Porcelana é feita por meio de uma mistura de pequenas pedras e argila comprimida, cortadas em pedaços e cozidas no forno. O azulejo finalizado é, então, coberto com um verniz grosso que sela a superfície, protegendo-o da exposição de radiação ultravioleta, umidade, terra, poeira e sujeira. Apesar de esse verniz ajudar a criar um material para o piso que é de desgaste difícil e duradouro, também torna mais difícil mudar sua aparência. Para escurecer os azulejos e mudar o visual de um quarto, o verniz de proteção deve ser primeiramente removido e os materiais tratados com uma substância que se ligará na pedra, dando ao produto final um tom mais escuro e profundo.

Passo 1

Lave os azulejos com uma solução feita com 1 xícara de detergente para lavar roupas e 1/2 xícara de amônia pura em 4 litros de água quente. Esfregue com cuidado com uma escova de cerdas de náilon, enxágue com água limpa e enxugue com uma toalha limpa. Isso deve retirar a maior parte das ceras de proteção e selantes.

Passo 2

Cubra qualquer resto de verniz com várias camadas de papel toalha. Cuidadosamente coloque o removedor de unhas à base de acetona nesses papéis, até que o material esteja completamente saturado. Deixe agir por 15 minutos, depois enxágue e seque.

Passo 3

Passe café ou chá prontos com uma esponja nos azulejos. Espere até que sequem e então passe um pano limpo, para retirar qualquer excesso de líquido e repita até que a cor desejada seja atingida. Para uma mancha avermelhada, use uma mistura para suco, pasta de tomate, vinho tinto, ou suco de fruta sem açúcar.

Passo 4

Passe uma camada fina de selante natural para pedra nos azulejos para preservar a nova cor.

Mais recentes

×