Como tingir uma camiseta usando beterraba

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A beterraba é uma raiz vegetal que funciona bem com muitas receitas, incluindo conserva, cozidos e assados. A sua cor vermelha também permite que ela seja utilizada como um corante natural para tecido. Use beterraba para tingir uma camiseta com qualquer tom, desde o rosa claro até o vermelho escuro. Este método de tingimento pode poupar dinheiro e é uma opção para aqueles que não desejam usar corantes sintéticos por qualquer motivo, como uma reação adversa da pele.

Step 1

Encha uma panela grande com água e deixe ferver em fogo alto.

Step 2

Coloque as beterrabas em água fria e esfregue para remover a sujeira.

Step 3

Corte as folhas da beterraba e descarte-as. Corte o restante da beterraba em cubos de 0,5 cm e coloque-os na água fervente. Ferva as beterrabas em cubos por uma hora.

Step 4

Retire a beterraba da água com uma escumadeira ou peneira.

Step 5

Reduza o fogo para médio-baixo e coloque a camiseta na água de tingimento. Cozinhe por cerca de uma hora. A cor mudará do rosa ao vermelho escuro, dependendo de quanto tempo você manter a camiseta no corante.

Step 6

Retire a camiseta da água e esprema delicadamente o excesso. Enxágue a camiseta com água fria para determinar o quanto de corante ainda ficou no tecido. Tinja novamente se a cor desejada não tiver sido atingida, e depois deixe a camiseta secar ao ar livre em um local quente.

×