Como desempenar uma madeira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se um pedaço de madeira empenar, isso não significa que ele se tornou inútil. Quanto antes você perceber que ele começou a deformar-se, maiores são as chances de endireitá-lo. Entretanto, ele não será mais a melhor opção para trabalhos de precisão, pois não pode ser perfeitamente desempenado ou porque ele pode empenar de novo no futuro. Para consertar o empenamento de um pedaço de madeira, você deve deixá-lo novamente reto.

Passo 1

Construa uma caixa de madeira aberta em uma das extremidades e fechada na outra. Faça um buraco no fundo da extremidade fechada. Insira a placa a ser desempenada na caixa.

Passo 2

Conecte uma mangueira no bico de uma chaleira cheia e coloque a mangueira no buraco feito na extremidade da caixa de vapor de madeira.

Passo 3

Coloque o pedaço de madeira empenado dentro da caixa e comece a ferver a água da chaleira.

Passo 4

Encha novamente a chaleira quando necessário, até que tenha vaporizado completamente a madeira por algumas horas. Ela deve ficar no vapor por uma hora a cada 2,5 cm de sua grossura.

Passo 5

Retire a madeira da caixa com cuidado, usando luvas ou pinças, pois ela estará muito quente devido ao processo de vaporização.

Passo 6

Coloque grampos imediatamente na madeira e aperte-os até que a tenha endireitado. Aperte-os ainda mais para entortá-la além da linha em que estaria reta, na direção contrária ao empenamento original. Isso evita que ela volte a empenar depois da retirada dos grampos. Deixe a tábua assim por, pelo menos, 24 horas antes de retirá-los. Cheque-a regularmente para assegurar que não está entortando ou que os grampos não afrouxaram.

Mais recentes

×