Como conectar um projetor em uma televisão

Se você possui uma TV de tela pequena e quer aumentar o tamanho da imagem sem ter que comprar uma televisão nova, ou se simplesmente quiser ter a experiência de assistir aos seus programas como se tivesse um cinema em casa, usar um projetor pode ser uma ótima maneira de ampliar as imagens da sua TV a cabo. Pode ser complicado conseguir fazer a conexão funcionar corretamente, mas uma vez feita, os projetores reproduzirão seus programas de TV favoritos em um formato de tela gigante.

Conecte o cabo no projetor

Passo 1

Confira as especificações do projetor antes de tentar conectá-lo a outros aparelhos. Para assistir a programas de TV a cabo com sinal digital através do um projetor, o aparelho precisa dispor de uma porta HDMI (High-Definition Multimedia Interface). Caso contrário, será preciso investir em um cabo adaptador especial para converter os sinais, de modo que tanto o projetor quanto a caixa de distribuição de cabos funcionem no mesmo sistema.

Passo 2

Ligue a caixa de distribuição de cabos no projetor por meio de um cabo de vídeo composto com conectores RCA. Basta ligar o cabo nas portas de vídeo em ambas as pontas. As portas de vídeo normalmente são identificadas com a letra V ou pela cor amarela.

Passo 3

Use um aparelho de som à parte para obter um áudio com mais qualidade. Ao invés de usar as caixas de som da TV, ligue os alto-falantes do aparelho de som na entrada de áudio do projetor e, em seguida, conecte o cabo na entrada de áudio com surround do DVD ou no sistema de som.

Passo 4

Ligue o projetor e a caixa de distribuição de cabos em uma tomada elétrica. Certifique-se de utilizar um cabo coaxial que deve ser ligado no projetor. Talvez seja necessário utilizar um adaptador e uma extensão com várias tomadas, especialmente se você pretende colocar as saídas de áudio auxiliares.

Passo 5

Ligue o projetor primeiro, depois a TV e, por fim, a caixa de distribuição de cabos. A alimentação deve ser automática e não deve sofrer nem um tipo de conversão na voltagem. Caso contrário, a conexão poderá apresentar inconsistências; nesse caso, será preciso ajustar os cabos novamente. Outros problemas, como imagens duplicadas ou linhas se movimentando na tela, provavelmente também são o resultado de conexões mal feitas, mas geralmente é fácil corrigir esse tipo de problema.

Mais recentes

×