Como desenhar engrenagens retas

Compass image by Robby Weinberg from Fotolia.com

A engrenagem reta é um dos três sistemas básicos de engrenagens. Seus dentes se conectam a outras rodas dentadas, que se ligam a peças móveis em uma máquina. Se desejar desenhar uma dessas ferramentas, tire algum tempo para analisar uma engrenagem reta. Basicamente, a peça se parece com um círculo coberto por dentes de formato triangular. Aperfeiçoando algumas técnicas simples de desenho (como fazer círculos e triângulos), é possível realizar o trabalho.

Step 1

Encontre uma imagem de uma engrenagem reta e estude-a. Elas podem ser encontradas em muitas revistas de construção e ferramentas. Também existem várias fotografias na Internet.

Step 2

Faça um círculo no papel com um compasso. O primeiro círculo será o centro da engrenagem.

Step 3

Desenhe levemente um círculo maior em volta do primeiro. Comece no centro do primeiro circulo, abra as pernas do compasso e faça um anel maior que envolva o menor.

Step 4

Desenhe dentes triangulares no exterior do circulo maior. Os dentes devem começar em cima da linha do aro e todos devem ter o mesmo tamanho. Distribua os triângulos de forma que eles não se toquem; deve haver um espaço igual entre cada um.

Step 5

Acerte os dentes fazendo uma linha para cortar a ponta de cada triângulo. As engrenagens retas não têm dentes pontudos -- elas têm bordas retas. Apague as pontas dos triângulos.

Step 6

Apague o círculo maior desenhado com traços leves; tome cuidado para não apagar os dentes recém desenhados. Para terminar a engrenagem, apague o anel maior e mantenha o menor e os dentes. Reforce as linhas do contorno.

×