Como converter gráficos PES para máquinas de bordar
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Se você possuir uma máquina de bordado Brother, Bernina ou Babylock, você precisa de arquivos PES para fazer a costura de desenhos. Converter um gráfico em formato PES para máquina de bordar geralmente requer tentativas e erros. Muitas vezes, o sucesso da digitalização depende do software de conversão que você escolher. Você precisa comprar um programa se quiser criar seus próprios desenhos ou digitalizar logomarcas que você possa aplicar em bonés e camisetas. Esse tipo de programa lhe permite criar gráficos em seu computador e, então, convertê-los em arquivos de pontos que possam ser lidos por sua máquina.
Edite o gráfico
Step 1
Abra o gráfico com seu respectivo software e determine aproximadamente o tamanho desejado para o bordado.
Step 2
Destaque o gráfico selecionado, para ter certeza que está em formato RGB, não em CMYK. Se estiver em CMYK, simplesmente altere para RGB enquanto ainda estiver destacado.
Step 3
Salve o arquivo como uma imagem vetorial. No Corel, ele é chamado de SVG. Verifique o manual de usuário do seu software caso não esteja certo sobre o seu programa de digitalização em particular.
Step 4
Feche o software de edição de gráficos.
Digitalize o gráfico
Step 1
Abra o software de digitalização.
Step 2
Abra a imagem vetorial a qual você deseja digitalizar com o programa.
Step 3
Selecione o tipo de tecido no qual você planeja bordar o desenho.
Step 4
Examine as cores das linhas para certificar-se que elas estão distribuídas corretamente. Caso não estejam, verifique seu manual de digitalização para detalhes sobre como ajustá-las. No programa Wings, da Corel, isso é facilmente resolvido arrastando e soltando ícones de cores.
Step 5
Complete o processo de digitalização selecionando "Finish" (Finalizar) ou "Complete" (Completar).
Step 6
Salve a imagem digitalizada como um arquivo PES em um pendrive e feche o programa. Seu desenho estará pronto para ser bordado.
Referências
Recursos
Dica
- Comece digitalizando gráficos com apenas uma ou duas cores, já que eles são mais fáceis.
- Verifique com um representante local de máquinas de bordar se eles oferecem aulas de digitalização. Algumas vezes elas são oferecidas gratuitamente.
- Se sua imagem tiver uma aparência estranha no software de digitalização, certifique-se de estar usando cores RGB e gráficos vetoriais.
- Salve seus arquivos PES em um pendrive extra.
- Alguns fabricantes de bordadeiras vendem seus próprios programas de digitalização, específicos para os requerimentos de seus arquivos (como o PES). Outros, como o Corel, permitem o digitalizador criar arquivos para uma variedade de máquinas de bordar, que utilizam arquivos com requerimentos diferentes (tais como PES, SEW, HUS).
Sobre o Autor
Ronna Pennington, an experienced newspaper writer and editor, began writing full-time in 1989. Her professional crafting experience includes machine embroidery and applique. When she's not repainting her den or making new holiday decorations, Ronna researches and writes community histories. She has a Bachelor of Arts in journalism and an Master of liberal arts in history.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images