×
Loading ...

Como desenhar seu rosto cartunesco para um avatar

Se transformar em um personagem desenhado é divertido e fácil. O processo pode ser feito de duas maneiras: digital ou manualmente. O caminho é basicamente o mesmo. Utilizar os traços para transformar uma foto em um desenho é o método mais simples de se transformar em um personagem. O método digital utiliza algum software de manipulação de imagens, como o Paint, GIMP ou até mesmo o Photoshop; o processo é praticamente o mesmo.

Instruções

O estilo de desenho cartunesco acentua as características de uma pessoa de maneira cômica (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Método Manual

  1. Selecione uma foto sua. As melhores fotos são retratos com foco no rosto. Você não desenhará na foto, ela servirá apenas como base para seu desenho.

    Loading...
  2. Coloque uma folha de papel vegetal por cima da foto. Desenhe os contornos, que são as áreas ao redor do rosto, roupas, olhos, lábios, nariz e cabelo. Desenhos cartunescos típicos possuem contornos grossos, pois são estilizados.

  3. Remova a foto debaixo do papel. Você deve se reconhecer automaticamente; caso isso não ocorra, volte ao primeiro passo e acrescente detalhes de maneira que os contornos lembrem seu rosto.

  4. Utilize os utensílios de pintura para colorir as áreas distintas. Desenhos cartunescos normalmente utilizam as mesmas cores para todas as áreas. Por exemplo: a pele possui um único tom de cor; o cabelo, outro; os lábios, outro.

  5. Adicione sombras e detalhes a gosto. Linhas sinuosas no cabelo ou nas dobras das roupas podem ajudar. Muitos desenhos utilizam poucas ou nenhuma sombra, mas seu desenho pode melhorar se um lado estiver um pouco mais escuro que o outro.

  6. Escaneie o desenho e salve como .jpeg ou .gif para utilizá-lo como avatar em fóruns, e-mails, foto de perfil ou assinatura pessoal.

    Método Digital

  1. Selecione uma foto digitalizada. As melhores fotos são retratos com foco no rosto. Carregue a foto no programa escolhido.

  2. Contorne as características da foto. Isso pode ser feito em uma nova camada ou diretamente na imagem. A figura deve ficar reconhecível após os contornos; caso não fique, volte e acrescente mais detalhes.

  3. Utilize a ferramenta balde de tinta para preencher a figura. A ideia é colorir todas as áreas de maneira que não seja possível ver a foto por trás.

  4. Complete o desenho acrescentando os detalhes para que ele pareça mais bem acabado. Linhas sinuosas no cabelo e nos tecidos podem ser o toque que falta.

  5. Sombreie onde achar necessário. A melhor maneira de se fazer isso é utilizar as ferramentas "dodge" e "burn" dos softwares de manipulação. Normalmente, os desenhos cartunescos possuem menos sombras do que figuras realísticas.

  6. Salve o arquivo como .jpg ou .gif para utilizá-lo como avatar.

Loading...

Dicas

  • Utilize o seu senso artístico para melhorar a figura.

O que você precisa

  • Retratos de si mesmo
  • Papel vegetal
  • Lápis
  • Utensílios de pintura
  • Software de manipulação de fotos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...