Como desentupir uma tubulação de drenagem de calha de chuva

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A única responsabilidade de uma calha é direcionar a água para longe da casa, o que protege as laterais da casa, o paisagismo, a fundação e, caso exista, o porão. Calhas frequentemente ficam entupidas com folhas, galhos e outros detritos, particularmente no outono. Uma vez que esses detritos entram na tubulação de drenagem da calha de chuva, todo o sistema de calha torna-se ineficaz, pois a água não possui para onde ser drenada. Felizmente, limpar uma tubulação de drenagem de calha de chuva é uma tarefa simples.

Passo 1

Remova quaisquer detritos no topo da tubulação de drenagem da calha com uma espátula de pedreiro para acessar a abertura da tubulação.

Passo 2

Enrole a extremidade de uma mangueira de jardim com um pano grande, permitindo que a ponta da mangueira estenda-se de 3 a 5 cm para frente do pano.

Passo 3

Insira a ponta da mangueira no topo da tubulação de drenagem e então empurre o pano dentro da abertura da tubulação até que ele preencha-a completamente. Esse pano irá assegurar que a água dessa mangueira não sairá através do topo e a força total da pressão da água será concentrada para baixo, para limpar o entupimento.

Passo 4

Ligue o fornecimento de água da mangueira com força máxima. Quando a água jorrar repentinamente na base da tubulação de drenagem da calha, o entupimento terá sido eliminado.

Mais recentes

×