Como desentupir canos com calcário

Você pode desentupir canos com materiais encontrados na sua cozinha

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Os depósitos de calcário podem acumular-se em canos onde água se mantém por muito tempo e evapora deixando-o para trás. Esse calcário pode resultar no entupimento do cano, que por sua vez reduz a pressão da água. Você pode desentupi-lo por conta própria com materiais encontrados em casa, sem necessidade de gastar dinheiro com um encanador. Siga estes passos e aprenda a desentupir canos com calcário.

Desentupindo os canos

Step 1

Coloque aproximadamente 120 ml de bicarbonato de sódio em um copo medidor. Retire a tampa do ralo entupido e despeje o bicarbonato por ele.

Step 2

Coloque 120 ml de vinagre no copo medidor e despeje pelo mesmo ralo, logo após o bicarbonato. A mistura irá produzir uma espuma branca, resultado de uma reação química. O bicarbonato neutraliza o cheiro do calcário e o dissolve enquanto o vinagre desinfeta o ralo.

Step 3

Deixe a mistura escoar pelos canos por meia hora, para garantir que qualquer depósito de calcário seja completamente dissolvido.

Step 4

Encha o jarro de 4 L com água da torneira e, então, passe-a para a panela ou chaleira grande para ferver, colocando um pouco a mais de água para compensar a evaporação. Coloque a água quente no jarro até que ele esteja cheio e depois despeje-a pelo ralo, para limpar qualquer sedimento de calcário que possa restar.

Step 5

Teste a pressão da água no cano. Se a água estiver sendo parcialmente bloqueada, repita os Passos de 1 a 4 para retirar o calcário dos canos completamente.

×