Como desmontar uma bomba de piscina

••• Yasinguneysu/Photodisc/Getty Images

Como um proprietário de piscina, você entende rapidamente que ao final de cada temporada de natação você deve passar pelo procedimento de fechar a piscina para o inverno. Além de adicionar produtos químicos na água e cobrir a piscina, é necessário limpar e desmontar o filtro e a bomba. Desmontá-los corretamente prolonga a vida útil do sistema de filtração e contribui para uma filtração sem problemas na próxima temporada.

Passo 1

Desligue o filtro e desconecte a bomba.

Passo 2

Ligue o skimmer e a entrada de retorno da piscina. O objetivo é impedir que toda a água flua da piscina para dentro do filtro e da bomba. Você pode alcançar esta meta ligando o skimmer e a entrada ou diminuindo o nível da água. Diminuir o nível da água só é recomendado se você estiver fechando a piscina por um tempo. Se você estiver apenas trocando a bomba por outra, use a primeira opção.

Passo 3

Remova a mangueira da saída do filtro que leva ao retorno da piscina e desconecte a mangueira que vai do skimer até a entrada da bomba.

Passo 4

Abra a válvula de liberação de ar no topo da caixa do filtro. Isso ajuda a quebrar o vácuo do ambiente do filtro e encorajar a água presa nele e na bomba a sair livremente.

Passo 5

Gire a válvula de escoamento da caixa do filtro para a posição "Ligada" ou "Aberta". Durante esse processo, a maioria da água fluirá para fora do filtro e da bomba. No entanto, um pouco ainda ficará na parte mais baixa da caixa. Abrir a válvula de escoamento permitirá que a água restante seja drenada. Uma vez que toda a água seja drenada, feche a válvula.

Passo 6

Solte e desconecte a bomba da caixa do filtro. Se a caixa estiver conectada com uma espécie de parafuso, você deve ser capaz de soltá-lo com as mãos. Se a conexão estiver muito apertada, use uma chave inglesa para soltar. Se a bomba e a caixa do filtro estiverem conectadas através de uma mangueira e um grampo, use uma chave de fenda para soltar o grampo e retirar a mangueira.

Passo 7

Desconecte o fio de aterramento do terminal do motor da bomba. A esse ponto, o fio será o único item ainda conectado à bomba. Após remover o fio de aterramento, você deverá ser capaz de levantar a bomba.

Mais recentes

×