Sintomas do complexo disco-osteofitário cervical

Aquela rigidez do pescoço pode ser mais do que apenas músculos doloridos

shoulder and neck masage image by Sean Wallace-Jones from Fotolia.com

O complexo disco-osteofitário cervical origina-se nas vértebras do pescoço e é uma forma de degeneração do disco cervical. Os sintomas variam dependendo do grau e localização da degeneração.

Causas

Os discos cervicais são sacos cheios de líquido que funcionam como almofadas entre as superfícies ósseas das vértebras. A degeneração desses discos ocorre ao longo do tempo como uma parte natural do envelhecimento ou a partir de uma lesão grave no pescoço. À medida que os discos se degeneram, o corpo responde formando um osteófito para proteger a área danificada.

O que é um osteófito?

Um osteófito é um esporão ósseo ou área de calcificação extra que se forma em resposta ao estresse causado pelo contato de osso com osso. Ele é na verdade uma área lisa de crescimento extra que causa dor, já que pressiona o tecido circundante e os nervos.

Sintomas leves

Os sintomas iniciais do complexo disco-osteofitário cervical incluem rigidez no pescoço ou braços, bem como dores de cabeça.

Radiculopatia cervical

Osteófitos graves podem pressionar contra os nervos espinhais causando dor aguda no pescoço e nos braços. Os pacientes podem sentir dormência ou fraqueza em suas extremidades.

Mielopatia cervical

Se o osteófito pressiona a medula espinhal, o resultado é dor extrema nos braços e nas pernas. Além disso, o paciente irá desenvolver problemas para usar as mãos e andar.

eHow Brasil
×