As desvantagens do granito
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O granito é uma rocha utilizada em construções e reformas. Uma vez cortado, polido e selado, é muito resistente e pode suportar muitos ambientes diferentes. O granito é encontrado em várias cores, e o custo varia de acordo com a disponibilidade do tipo, tamanho da peça e da demanda. Embora muitas pessoas gostem de usá-lo, existem algumas desvantagens das quais deve-se estar ciente antes de comprá-lo.
Custo
O granito é muito caro quando comparado com outros tipos de materiais de construção. Ele é completamente natural, pesado e denso. Portanto, o custo do transporte é maior devido ao peso. Além disso, por causa da densidade, ele é difícil de cortar, o que também aumenta o preço. Se, durante o processo de corte, o granito rachar, será necessário uma peça nova ou reparos especiais, que são complexos e difíceis. No entanto, é uma rocha quase indestrutível, e deve durar por muito tempo.
Rachaduras
O granito não é tão suscetível à rachaduras quanto outros materiais resistentes, como o concreto. Pequenas rachaduras, arranhões ou lascas podem ser consertados com epóxi, mas, quando áreas maiores são danificadas, nem sempre é possível repará-las. Se existir possibilidade de conserto, somente profissionais podem fazê-lo. Mesmo que a fissura seja reparada, não há como esconder a costura criada pela rachadura.
Limpeza
O granito normalmente é selado para evitar que qualquer dano por água seja feito à superfície. No entanto, se for usado em superfícies que frequentemente entram em contato com produtos ácidos, como alimentos ácidos sobre balcões, o ácido irá remover o verniz e o selador, causando manchas. Portanto, superfícies de granito devem ser limpas e polidas regularmente para evitar manchas.
Dureza
O granito é muito duro, portanto, caminhar sobre ele resulta em mais estresse nos pés e articulações das pernas. É possível colocar tapetes nas áreas em que as pessoas tipicamente ficam em pé, pois o tapete proporcionará conforto para os pés e articulações, e reduzirá o impacto de caminhar sobre superfície tão dura. Um piso de granito pode precisar de tratamento especial anti-derrapante para evitar escorregamentos e deslizamentos. Além disso, essa rocha também é muito fria. No verão, pode-se desejar pisos frios, mas talvez seja necessário um sistema de aquecimento adicional sob o piso para aquecê-lo no inverno.
Referências
Sobre o Autor
Liz Tomas began writing professionally in 2004. Her work has appeared in the "American Journal of Enology and Viticulture," "BMC Genomics" and "PLoS Biology." She holds a Master of Science in food science from Cornell University and a Bachelor of Science in biochemistry from the University of New Hampshire. She is pursuing her Ph.D. in oenology at Lincoln University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images