Como determinar ângulos sem transferidor

Transferidor

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

A determinação de ângulos sem transferidor pode exigir a realização de vários cálculos. Mesmo assim, a aferição de ângulos sem a utilização de um transferidor é uma característica básica da geometria. Os três conceitos que permitem isso são o cosseno, a tangente e o seno. É possível fundamentar os ângulos exclusivamente no comprimento de dois dos lados de um triângulo retângulo.

Step 1

Determine o tipo de ângulo com o qual você está trabalhando. Um ângulo reto é formado por segmentos de linha perpendiculares e possui 90 graus. Um ângulo obtuso é maior que um ângulo reto e um ângulo agudo é menor que 90 graus.

Step 2

Fixe os pontos de interseção do cruzamento. Um ponto de interseção é a localização central onde duas linhas distintas cruzam-se. Esses serão os seus dois segmentos de linha. Cada um deve prolongar e cruzar ambos os eixos. Certifique-se de que o ponto inicial está à esquerda e sob o ponto de interseção.

Step 3

Determine a inclinação das duas linhas medindo a elevação do segmento de linha. Divida-a pelo termo horizontal. Você precisará utilizar dois pontos em cada linha. Uma vez que o procedimento estiver completo, meça cuidadosamente a divergência entre os componentes verticais. Divida a diferença pelo componente horizontal. Isso resultará em uma razão, que sempre será a inclinação da linha. Dessa forma, é possível determinar ângulos sem utilizar um transferidor.

eHow Brasil
×