Como determinar se uma luz UV está funcionando

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images
Cientistas classificam a radiação ultravioleta em três categorias: UV-A, UV-B e UV-C, dependendo de sua energia. A banda UV-A representa a radiação ultravioleta de baixa energia, e lâmpadas ultravioleta, às vezes chamadas de lâmpadas de luz "negra", produzem essa radiação de forma artificial. Como a radiação ultravioleta está localizada fora da porção visível do espectro electromagnético, o olho humano não é capaz de detectá-la. Felizmente, muitas substâncias "brilham" na presença de luz ultravioleta através de um fenômeno conhecido como fluorescência, e essas substâncias fornecem uma forma fácil de testar lâmpadas ultravioleta. Os traços de quinina em água tônica, por exemplo, resultam em um brilho branco azulado sob luz ultravioleta.
Step 1
Abra uma garrafa de água tônica e sirva-a em um copo transparente.
Step 2
Escureça o cômodo o máximo possível, ou caso esteja utilizando uma luz UV portátil, leve a lâmpada e o copo para um cômodo sem janelas e então desligue as luzes.
Step 3
Posicione o copo de água tônica próximo à lâmpada UV, ligue a lâmpada e observe o líquido. Se a luz UV estiver funcionando corretamente, a quinina na água tônica deverá dar ao copo de água um brilho fluorescente branco azulado.
Referências
Recursos
Advertência
- Lâmpadas ultravioleta podem causar danos aos olhos com exposição prolongada. Não olhe diretamente para uma luz ultravioleta e aponte a lâmpada para direções opostas a você sempre que possível.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images