Deve-se remover um contrapiso antigo antes de instalar um piso cerâmico?
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Se você está pensando em remodelar um piso por conta própria, considere aproveitar o contrapiso antigo. O processo de colocação do contrapiso é uma porção substancial do trabalho em uma instalação de pisos cerâmicos, de modo que conseguir aproveitar o contrapiso existente economiza tempo, incomodação e dinheiro do proprietário. No entanto, a condição dessa camada determinará se será possível colocar um piso novo sobre ela.
Placa de cimento
Analise a placa de cimento do contrapiso para verificar se há algum dano provocado por umidade ou mofo, ou se há áreas estruturalmente soltas ou ocas. Se constatar qualquer uma dessas condições, remova a placa de cimento. Como regra geral, se o piso existente for removido facilmente sem danificar o contrapiso, ele poderá ser usado novamente sob um novo piso de cerâmica.
Argamassa do contrapiso
A argamassa do contrapiso deve ser boa, sólida (sem áreas ocas) e livre de rachaduras. Colocar um piso novo sobre uma argamassa antiga é mais arriscado do que instalá-la sobre uma placa de cimento, pois o processo de demolição tende a danificar muito essa camada.
Considerações adicionais
Muitas vezes, a massa corrida adere melhor ao contrapiso do que ao próprio piso, deixando uma camada bastante uniforme sobre a sua superfície. Simplesmente espalhe uma camada plana e uniforme sobre a massa corrida antiga e deixe secar por 24 horas. Além disso, aplique a mesma técnica de nivelamento às camadas do contrapiso.
Sobre o Autor
Residing in San Diego, Calif., Tim Daniel is a professional writer specializing in politics. His work has appeared at both the Daily Caller and Pajamas Media. With more than 20 years of experience in the field of construction, Daniel also specializes in writing about tile, stone and construction management. He is pursuing a bachelor's degree in communications.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images