×
Loading ...

As dez regiões geográficas do mundo

De acordo com as Nações Unidas, o mundo é composto por dez regiões geográficas: África, Ásia, América do Norte, América Central, América do Sul, Leste Europeu, União Europeia, Oriente Médio, Caribe e Oceania. Cada região tem sua própria geografia humana e física. O formato das terras, clima e recursos variam bastante de região para região.

A topografia do mundo varia de região para região (Comstock/Comstock/Getty Images)

África e Ásia

A região da África é formada por cinco seções: África Central, África Oriental, África Ocidental, Norte da África e África do Sul. É formada por 54 países e 61 territórios incluindo Chade, Egito, Niger, Nigéria e Serra Leoa. A Ásia é a maior região geográfica nessa lista. É responsável por 30% da massa de terra do mundo e 60% da população mundial. A região e o continente da Ásia abrangem 48 países incluindo a China e o Japão.

Loading...
Três oceanos fazem fronteira com a Ásia (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

América do Norte e do Sul

A América do Norte é composta por cinco áreas: Os Estados Unidos, Canadá, Bermudas, Groenlândia e São Pedro e Miquelon. Este último é um território coletivo de um grupo de ilhas francesas ao sul das províncias canadenses, Terra Nova e Labrador. A América do Sul abrange 14 países, estados soberanos e territórios que compõem a região e o continente. O Brasil é o maior país na região em termos de território e população.

América Central e Leste Europeu

Oito países e estados compõem a América Central: México, Belize, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras. A região faz fronteira ao norte com a América do Norte e ao sudeste com a América do Sul, daí tem origem o seu nome. As Nações Unidas definem o Leste Europeu como a região mais a leste da Europa, que inclui 27 países diferentes, como a Croácia, a Suíça, a Hungria e a Turquia.

A União Europeia e o Oriente Médio

A União Europeia compreende a área do oeste da Europa e é formada por 27 estados-membros. Mais de 500 milhões de pessoas vivem na região. Os estados incluem Áustria, Alemanha, Finlândia, Malta, Reino Unido, Espanha, Suíça e Lituânia. Catorze territórios e países estão no Oriente Médio: Bahrain, Arábia Saudita, Kuwait, Omã, Iraque, Irã, Iêmen, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Qatar, Síria e Emirados Árabes. A área abrange partes da África do Norte e Ásia Ocidental.

O Caribe e a Oceania

A região do Caribe é localizada no mar caribenho, no sudeste da América do Norte e norte da América do Sul. Fica no sudeste do Golfo do México. É formado de 25 países ou grupos de ilhas. As regiões incluem as Bahamas, Cuba, República Dominicana, Jamaica, Porto Rico, São Cristóvão e Névis. Quinze países e territórios abrangem a região da Oceania. A área é localizada na parte tropical do oceano Pacifico entre a Ásia e a América do Norte e do Sul. Os países incluem: Austrália, Fiji, Nova Zelândia e Tonga.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...