Dicas para curar cortes na boca de cachorros
Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images
A boa notícia sobre as pequenas feridas dentro da boca de um cachorro é que ele, normalmente, irá curá-las sozinho, sem necessidade de uma atenção especial. Cortes mais profundos ou mais graves, no entanto, precisam ser tratados por um veterinário.
Objetos estranhos
Há momentos em que o comportamento de um animal de estimação indica que ele tem um corte ou lesão dentro da boca, apresentando dificuldade para comer ou arranhando a boca com a pata.
Se o seu cão estiver exibindo um comportamento como esse, e você ainda não viu sangue ou outra indicação de corte, pode ser que ele tenha um objeto estranho preso entre os dentes e a gengiva, como por exemplo, grãos de pipoca.
Se seu animal permitir, verifique a boca dele para tentar localizar a causa do problema. Se você não conseguir encontrar algo de incomum e o comportamento persistir, fale com o seu veterinário, pois seu cão pode ter uma série de outros problemas.
Se você localizar algo nos dentes do seu cão, com cuidado e gentilmente tente removê-lo. Tente primeiro com os dedos. Se essa tentativa falhar, tente com uma pinça ou um objeto pontiagudo, como a parte onde seguramos o talher.
Se você não conseguir remover o objeto, contate o seu veterinário, pois isso pode levar a uma grave infecção.
Cortes mais severos
Quando a ferida de seu cão parecer grande ou profunda, ou o cão não deixar você vê-lo, há chances de você precisar da ajuda de um médico veterinário. Não se surpreenda se o seu veterinário colocar o seu cão sob anestesia geral para o exame. Esta é uma precaução normal, tomada apenas para garantir a segurança tanto do médico veterinário quanto do seu animal de estimação.
Alguns cortes ou feridas mais graves podem exigir um pequeno procedimento cirúrgico. A maioria dos veterinários irá fazê-lo quando o cão já estiver sob anestesia.
Você provavelmente irá receber também, uma prescrição de antibiótico para ajudar a prevenir uma possível infecção.
O perigo do uso indevido de antibióticos
Devido à possibilidade de compra de antibióticos caninos pela Internet sem receita médica, pode parecer tentador optar por esta facilidade e ainda poupar dinheiro. Este seria um ato imprudente. Não apenas por não ser a melhor maneira de curar a ferida do cão, mas também por poder haver efeitos colaterais.
Usar antibióticos indevidamente ou sem necessidade, pode fazer seu cão adoecer, apresentando sintomas como diarreia, supressão da medula óssea e surdez permanente.
Além disso, como em humanos, a administração de um antibiótico pode fazer o sistema imunológico do seu animal de estimação criar uma tolerância para aquele antibiótico em particular, tornando-se ineficaz no futuro.
Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images