Dicas para utilizar o anil
Martin Poole/Lifesize/Getty Images
Através da lavagem com anil, roupas e materiais brancos ficam ainda mais brancos. As roupas resultantes não ficam com um tom azul; em vez disso, parecem mais brancas do que antes. A razão para isso é uma ilusão ótica. O branco mais brilhante é azulado, pois o azul intensifica a cor branca. Quando as roupas ficam desbotadas ou com tom amarelado, o anil as deixa com aparência branca novamente. Embora esse seja um processo doméstico bem fácil, existem algumas dicas que facilitam o uso do anil.
Sempre dilua o anil líquido antes de acrescentá-lo à lavagem
Nunca despeje o anil líquido diretamente sobre as roupas, pois isso impede que seja diluído adequadamente. Se o líquido não diluir, poderá manchar as roupas. Dilua o anil de acordo com as instruções da embalagem antes de acrescentá-lo à lavagem para evitar as manchas.
Como remover o excesso de anil
Sempre siga as instruções da embalagem quando for utilizar qualquer tipo de tingimento, inclusive o anil. Contudo, erros acontecem. Se você acrescentar anil demais à lavagem, as roupas poderão ficar azuis em vez de brancas. Para corrigir isso, faça uma solução com meia xícara de amônia e um litro de água fria. Despeje a solução em um balde de 20 litros com tampa já com as roupas. Tampe o balde rapidamente e deixe a amônia e seus vapores removerem o anil. Após 24 horas, tire as roupas e coloque-as em um ciclo de lavagem com detergente.
Nunca utilize alvejante junto com anil
Um alvejante é comumente utilizado na lavagem, mas pode arruinar o trabalho do anil. Nunca utilize alvejante com anil líquido. Às vezes, após usar anil em excesso, as pessoas tentam utilizar alvejante para removê-lo. Isso é um erro, pois apenas assenta o anil de modo mais permanente. Se isso ocorrer, siga o processo descrito no Passo 2, aumentando a quantidade de amônia para uma xícara a cada litro de água fria. Talvez seja necessário repetir o processo duas ou três vezes.
Não utilize distribuidores para despejar o anil
Existem aparelhos no mercado que permitem que o amaciante seja despejado gradualmente sobre as roupas enquanto são lavadas. Eles costumam ser pequenas bolas cheias do líquido, que é liberado à medida que a máquina de lavar agita as roupas. Eles são convenientes, mas nunca devem ser utilizados com o anil, pois liberam o líquido a intervalos irregulares que talvez não permitam uma diluição adequada, sem a qual podem ocorrer manchas. Para evitá-las, nunca utilize o anil nos distribuidores para lavagem. Dilua o anil adequadamente apenas de acordo com as instruções da embalagem.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Melissa Martinez has been a freelance writer and copy editor since 2003. She specializes in Web content and has been published in the "Houston Chronicle" and is now the section editor for a minor league sports news wire. She attended Seattle University.
Créditos Fotográficos
Martin Poole/Lifesize/Getty Images