×
Loading ...

Dieta para cão com fístula perianal

A fístula perianal é uma dolorosa doença autoimune que começa com uma massa de infecção interna. O sistema imunológico tenta eliminar essa massa criando uma estrutura em forma de tubo conhecida como fístula para drenar a infecção do corpo. As partes visíveis da fístula são ulcerações abertas que se desenvolvem em volta do ânus do cão. Muitos cães com a doença reagem negativamente a proteínas ou grãos específicos. Encontrar uma alimentação correta para o seu cão é fundamental.

Fístula perianal é uma doença canina autoimune que causa muita dor

Pesquisa (sobre dieta e fístulas perianais)

Pesquisas realizadas por veterinários universitários no mundo todo ainda não determinaram exatamente a causa da doença interna, mas estudos mostraram o benefício de uma dieta para os cães que seja livre de grãos contendo algum tipo de proteína da qual o cão nunca tenha se alimentado antes. Isto reduz a possibilidade de ingerir alimentos aos quais o organismo é sensível e que desencadeiem uma reação defensiva do sistema imunológico, prevenindo abcessos. Uma vez que o cão é submetido a uma dieta composta por uma única proteína e carboidratos, não deve ser alimentado com mais nenhum outro tipo de comida, nem mesmo guloseimas. Fique alerta a qualquer sinal para ver se o cão está ficando sensível ao alimento que você escolheu. Se isso acontecer, você vai saber quais alimentos devem continuar na dieta e quais não.

Loading...
Pesquisas indicam que o desenvolvimento da fístula perianal é afetado pela alimentação do animal

Alimentos secos e enlatados para cães

Alguns dos alimentos secos e enlatados mais recomendados para fístulas perianais são: Dick Van Patten's Natural Balance (veado e batata-doce; ovelha e arroz; peixes e batata-doce); Wellness Core Grain Free Protein Focused Dry Ocean Formula; California Naturals Dry Dog Food arenque e batata-doce; Eagle Pack Holistic Select (anchova, sardinha e salmão com aveia; pato com aveia; Blue Buffalo veado com batata-doce e vegetais); Fromm Family Single Source Protein Foods; Solid Gold Holistique Blendz Dry Dog Food sabor peixe. Taste of the Wild salmão e batata (outros alimentos desta companhia que não contenham grãos são recomendados, mas combinam proteínas, isto é, veado e bisão). Alguns vegetarianos indicam alimentos secos ou enlatados como prescrição Z/D ou DIV.

Há vários tipos de alimentos balanceados prontos para cães

Carne congelada para cães

Se você quiser alimentar o seu cão com uma dieta à base de alimentos crus, você mesmo pode prepará-los (veja Bones and Raw Food Guide em Recursos), ou use algum dos vários tipos de refeições de carne pré-cozida disponíveis. Alimentos congelados são mais caros, mas demoram menos que preparar refeições balanceadas de carne crua fresca. Alguns dos alimentos congelados conhecidos pela qualidade e pelo seu valor nutricional são: Nature's Variety, Primal, Bravo Balance e refeições congeladas Steve's. Mais uma vez, procure escolher uma dieta de alimentos crus com apenas um tipo de proteína e um tipo de carboidrato, seja ao preparar em casa ou ao comprar.

Ao optar por uma dieta de alimentos crus não misture proteínas

Refeições preparadas em casa

A Universidade da Escola Veterinária de Gainsville testou várias dietas e surgiu com uma receita de comida não-alergênica para cães com fístula perianal: 1 xícara de proteína cozida ou assada; 2 copos de carboidrato* cozido; 1 copo de legumes picados (exceto milho) frescos ou congelados; 2 colheres de chá de azeite de canola ou oliva; 2 colheres de chá de farinha de osso e um multivitamínico.

Misture todos os ingredientes juntos. É importante escolher um mesmo tipo de carboidrato, um de proteína e um de vegetais durante todo o período da dieta. Escolha alimentos que o cão não estava acostumado a comer antes. Proteínas: porco assado, frango, cordeiro, peixe, coelho, veado ou, para quem não usa carne, também pode ser ovos, tofu, feijão etc. *Carboidratos: batata (deve ser bem cozida), quinoa, arroz integral, aveia. Você pode fazer uma quantidade grande e resfriar ou congelar. Divida em porções diárias. Para as massas corporais (em kg) de 2,5; 5; 10-15; 20; 30 multiplique a receita por 1/4; 1/2; 1; 1 1/2; 2 consecutivamente.

Aprenda a cozinhar para o seu cão com FP

Digestão e eliminação

Fístulas anais são muito dolorosas e podem se agravar por diarreia e constipação, as quais, por muitas vezes, são resultado da dieta. Lembre-se sempre de usar uma nova proteína e um novo carboidrato. Mantenha a mesma dieta durante um período de 30 a 60 dias, a não ser que o seu cão apresente uma reação alérgica ou sua condição se agrave.

Tente uma dieta por alguns dias, se piorar, troque a dieta
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...