×
Loading ...

Lista de leguminosas e grãos

Leguminosas e grãos têm sido utilizados como fontes de alimento há milhares de anos. Ambos são alimentos básicos em culturas ao redor do mundo, visto que são mais acessíveis que as carnes e, quando consumidos conjuntamente, oferecem uma fonte de proteína completa essencial à saúde.

Leguminosas e grãos, como feijão e arroz, são uma combinação de alimentos nutritivos comumente consumida em todo o mundo (Todd Warnock/Lifesize/Getty Images)

Leguminosas e grãos

As leguminosas são plantas que produzem sementes ou vagens. As mais comumente consumidas incluem feijões, lentilhas, ervilhas e amendoins. Da mesma forma, os grãos, como arroz, milho, cevada, trigo e centeio, têm sido há muito cultivados para uso alimentar. As leguminosas são boas fontes de ácido fólico, ferro e vitaminas do complexo B, como B1 e B6. Os grãos fornecem magnésio, cálcio, potássio e crômio. Ambos são ricos em fibras, o que ajuda no funcionamento regular intestinal.

Loading...

Tipos de leguminosas

As leguminosas mais comumente consumidas são feijões, lentilhas, ervilhas e amendoins. Os tipos de ervilhas incluem as verdes, feijão-fradinho e amarelas. As lentilhas estão disponíveis em colorações variadas, como marrom, verde e vermelho. Outros tipos de grãos usados ​​para alimentação incluem soja, feijão-mungo e azuki (feijão-vermelho) na Ásia; fava e grão-de-bico no Oriente Médio; e feijão-preto, branco e mulatinho nas Américas.

Tipos de grão

Grãos, como trigo, aveia e milho, são populares em países ocidentais, enquanto que, nos países da Ásia, o arroz é um componente básico. Outros grãos incluem amaranto, trigo sarraceno, cevada, cuscuz, milho, quinoa, centeio, espelta e painço. Acredita-se que a quinoa seja uma proteína completa e única na família de grãos, semelhante à soja na família das leguminosas. Os grãos são pobres em aminoácido lisina, enquanto que as leguminosas a possuem em abundância. Grãos e legumes são fontes de proteínas complementares, que podem ser combinadas para produzir uma proteína completa.

A importância da combinação alimentar para vegetarianos

Consumir suficientemente alimentos ricos em proteínas completas é especialmente importante para os vegetarianos e veganos. Enquanto as proteínas de origem animal, como carne bovina, frango, ovos, carne de porco e peixe contêm proteína completa, ou seja, todos os aminoácidos essenciais; as leguminosas, como o feijão, não contêm proteína completa (com exceção da soja). Os vegetarianos e outros que desejam evitar comer produtos de origem animal podem combinar leguminosas com grãos para criar um alimento de proteína completa, necessário para a manutenção de uma boa saúde.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...