Fezes moles em gatos
Photo: sxc.hu (Pintaric)
Nos EUA existem mais de 64 milhões de gatos criados como bichos de estimação. São grandes companheiros, mas exigem cuidados constantes para seguirem saudáveis e felizes. Às vezes, os bichinhos desenvolvem sintomas como fezes moles que podem indicar algo simples ou uma condição de saúde mais séria. Se o seu gato está defecando fezes moles, você tem como eliminar as possíveis causas e cuidar do problema por conta própria. Caso não seja possível, talvez ele precise de cuidados médicos.
Definição
Um gato saudável deve ter fezes sólidas e bem formadas. Quando estão moles e sem consistência, geralmente são acompanhadas por um forte odor.
Causas
Há diversas causas para fezes moles. Quando um gato come algo que não deve ou não se dá bem com a alimentação atual, suas fezes podem perder a consistência. Parasitas intestinais, fezes e certas doenças podem causar a ocorrência de fezes moles.
Período de tempo
Caso seu gato faça fezes moles apenas em épocas intermitentes, você pode descobrir um problema na alimentação. Por exemplo, se você dá comida comum ao gato e ele tem problemas sempre que isso ocorre, a causa é óbvia. Se seu gato sai pra dar uma volta e passa a ter fezes moles quando retorna, pode ser algo que ele comeu na rua. Se houve algum evento estressante, como uma mudança, as fezes podem ser uma reação situacional do bichinho que se resolverá assim que tudo voltar ao normal. Se o problema é contínuo e não está ligado a nenhum evento específico, é possível que a causa sejam parasitas ou alguma outra condição de saúde como inflamação intestinal.
Remédio caseiro
Como geralmente as fezes moles são causadas pela alimentação, controle a dieta do seu animal e adicione suplementação de fibra de psílio específica para bichinhos de estimação. Se a causa é alguma intolerância à alimentação ou comida humana, estes passos devem resolver o problema. Você também pode incluir probióticos à dieta do gato, o que promoverá uma melhoria na saúde intestinal.
Tratamento veterinário
Caso você não consiga curar a condição de seu gato com uma dieta controlada, suplementação de fibras e probióticos, leve-o ao veterinário para examinar se o animal possui vermes ou quaisquer outras possíveis causas. O veterinário terá como descobrir qual o problema exato e prescrever o tratamento adequado.
Referências
Sobre o Autor
Based in Kissimmee, Fla., Barb Nefer is a freelance writer with over 20 years of experience. She is a mental health counselor, finance coach and travel agency owner. Her work has appeared in such magazines as "The Writer" and "Grit" and she authored the book, "So You Want to Be a Counselor."
Créditos Fotográficos
Photo: sxc.hu (Pintaric)