Diferença entre Balanço Patrimonial Consolidado e Combinado

"Consolidado" e "combinado" podem ser palavras semelhantes na linguagem coloquial, mas em contabilidade, são bem diferentes

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Em alguns idiomas, as palavras "combinado" e "consolidado" são usadas ​​alternadamente. No mundo financeiro, no entanto, há uma nítida diferença entre um demonstrativo financeiro combinado e um consolidado. A diferença é o número de demonstrações financeiras elaboradas durante o processo de notificação aos acionistas e à Receita Federal.

Demonstrações financeiras combinadas

A demonstração financeira combinada exige que cada filial prepare e apresente suas demonstrações financeiras. Esse tipo de balanço apresenta todas as filiais em um único documento, sem que todas as informações sejam consolidadas em um relatório. Os acionistas podem ver as finanças das empresas controladas ou a matriz como um todo. Elaborar uma demonstração financeira combinada requer mais tempo do que criar um demonstrativo consolidado. É o resultado do processo de comunicação sendo realizado duas vezes por um único período.

Demonstrações financeiras consolidadas

As demonstrações financeiras consolidadas preparam uma demonstração para a controladora que inclui todas as empresas combinadas. As empresas individuais não informam suas demonstrações financeiras em separado da matriz. Essa demonstração financeira mostra apenas a saúde e o crescimento da matriz, enquanto oculta dos investidores e da Receita Federal eventuais problemas nas empresas de menor porte. As empresas são obrigadas a entregar todos os documentos financeiros e contábeis para que a matriz execute o relatório consolidado.

Benefícios das demonstrações financeiras combinadas

Um dos benefícios de combinar as demonstrações financeiras é que a matriz pode rever as finanças individuais de todas as suas empresas. Além disso, os acionistas passam a conhecer a situação de cada parte da empresa. Esses relatórios individuais podem ajudar a matriz a detectar os problemas que surgem nas filiais. Além de úteis para o realinhamento, redução de produtos ou demissões, esses dados permitem que a matriz aja rapidamente e trabalhe para tornar a subsidiária lucrativa e viável novamente antes que a situação se agrave.

Benefícios das demonstrações financeiras consolidadas

A demonstração financeira consolidada é benéfica para as matrizes que sabem que uma subsidiária tem um desempenho mais fraco do que o esperado. Esse efeito combinado oculta os problemas na subsidiária, utilizando a controladora para indicar o lucro. A demonstração única evita que os acionistas se preocupem com uma determinada parte das operações da matriz, permitindo que a empresa se concentre no problema, sem expor a situação negativa.

eHow Brasil
×