Diferença entre biomedicina e bioquímica

Comstock Images/Comstock/Getty Images
As pesquisas biomédica e bioquímica procuram respostas para a química da vida. Embora se relacionem em muitas áreas, elas não são a mesma coisa. A investigação biomédica é mais ampla em termos de técnicas e disciplinas empregadas, enquanto a bioquímica é mais ampla em termos de metas e objetivos. Além disso, embora a bioquímica seja fundamental para a biomedicina, nem todas as pesquisas bioquímicas são biomédicas por natureza.
Bioquímica
Os bioquímicos são cientistas que buscam compreender os processos químicos da vida. Eles querem saber quais os tipos de reações químicas que ocorrem em organismos vivos, como essas reações e processos são regulados e controlados, e como esses processos afetam as características observáveis de um organismo. Eles usam uma variedade de ferramentas em suas pesquisas, e, em muitas áreas, a bioquímica sobrepõe-se com o campo relacionado da biologia molecular. A investigação bioquímica pode ser básica (visando compreender a natureza) ou aplicada (visando usar a compreensão dos cientistas da natureza para projetar um remédio).
Biomedicina
A área biomédica procura resolver problemas médicos. Os cientistas nesse campo querem curar doenças, como o câncer, ou descobrir o que as causa e impedi-las de ocorrer. Existem muitas doenças para o qual a medicina ainda não encontrou uma cura, então a investigação biomédica é muito ampla. Ela também é interdisciplinar, porque o desenvolvimento de novas tecnologias médicas requer uma variedade de abordagens. Os biólogos moleculares, por exemplo, podem trabalhar na busca de novos alvos de drogas, enquanto os químicos formulam drogas para atingir esses alvos.
Técnicas
Como a investigação bioquímica, a biomedicina também pode ser básica (visando compreender uma doença) ou aplicada (visando encontrar uma forma de curá-la). As duas ciências são importantes, porque você precisa de uma compreensão básica da ciência de uma doença como uma base para a pesquisa da ciência aplicada. Embora a pesquisa biomédica faça uso de técnicas bioquímicas, ela não depende exclusivamente dos métodos desse campo. Os químicos orgânicos sintéticos, químicos medicinais, médicos e biólogos moleculares (entre outros) também desempenham grandes papéis na investigação biomédica. Quanto às técnicas empregadas, a pesquisa biomédica é mais ampla do que a bioquímica.
Objetivos
Embora a bioquímica seja mais limitada quanto às técnicas usadas e aos processos que procura compreender, é mais ampla em termos de tipos de estudos de organismos. Por exemplo, alguns bioquímicos estudam a biologia de organismos marinhos ou trabalham para transformar algas em biocombustível. Nenhum desses campos de estudo cai dentro dos limites da biomedicina. Por último, a biomedicina e a bioquímica estão preocupadas com a química da vida. No entanto, a biomedicina procura resolver problemas médicos humanos usando ferramentas de muitos campos, enquanto a bioquímica responde perguntas sobre processos químicos nos seres humanos e outros organismos.
Referências
- Michigan Society for Medical Research: O que é investigação biomédica [em inglês]
- "Lehninger Principles of Biochemistry"; David L. Nelson e Michael M. Cox; 2008.
- McGill University: O que é bioquímica? [em inglês]
Sobre o Autor
Based in San Diego, John Brennan has been writing about science and the environment since 2006. His articles have appeared in "Plenty," "San Diego Reader," "Santa Barbara Independent" and "East Bay Monthly." Brennan holds a Bachelor of Science in biology from the University of California, San Diego.
Créditos Fotográficos
Comstock Images/Comstock/Getty Images