A diferença entre pesquisa e ciência

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images
Os termos "ciência" e "pesquisa" são frequentemente empregados conjuntamente, às vezes até de forma intercambiável. Não é incomum ler sobre um projeto de ciência ou um projeto de pesquisa, com cada um referindo-se ao mesmo trabalho. Mas eles não têm o mesmo significado; de fato, um é parte do outro.
Definição de ciência
O termo "ciência" vem da palavra latina "scientia", que significa simplesmente "conhecimento". As definições modernas são mais complexas e referem-se à aquisição de um passo-a-passo do conhecimento.
Definição de pesquisa
O termo "pesquisa" refere-se à recolha de informação real. Isso pode ocorrer por meio de observação e significar até mesmo a coleta de informações na Internet. Mas, quando utilizada sob um contexto científico, as regras são mais rígidas.
O método científico
O método científico envolve um processo e começa com uma pergunta. Uma abordagem sistemática, em seguida, responde à pergunta por várias etapas e termina com uma conclusão. A ciência -- ou conhecimento -- é, então, estabelecida.
Pesquisa como um estágio
A pesquisa é apenas um estágio na busca do conhecimento, e é o primeiro. Depois que a pergunta é feita, a pesquisa segue e é focada exclusivamente sobre a questão ou a "hipótese". Os fatos estão reunidos para provar ou refutar a hipótese no próximo estágio, que é a experimentação.
Considerações
Ainda que a "pesquisa" seja utilizada atualmente para significar qualquer coisa, desde a pesquisa (leitura) de um livro, a escrita de uma resenha até a localização de uma peça em um automóvel, quando empregada no contexto da ciência, refere-se a um estágio do método científico.
Referências
Sobre o Autor
Jeff Fulton is a writer specializing in business, travel and culture. He has worked in international sales, customer relations and public relations for major airlines, and has written for Demand Studios since May 2009. Jeff holds a Bachelor of Science in journalism from Northwestern University and a Master of Business Administration in marketing from the University of Chicago.
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