Diferença entre capacidade e habilidade
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
Capacidade e habilidade são palavras muito semelhantes; na verdade, elas são quase a mesma palavra. Embora as pessoas costumem intercambiá-las, existem diferenças sutis. Enquanto ambas as palavras evocam a raiz "aptidão", que significa ter talento, conhecimento, poder ou competência para completar uma tarefa, a habilidade tende a ser usada quando se discute o presente, enquanto capacidade é usada para descrever o futuro.
Habilidade, capacidade e aptidão
A "habilidade" é mais intimamente relacionada à palavra raiz "aptidão" que a "capacidade". Neste sentido, a habilidade envolve o talento, o conhecimento e a especialidade de alguém em cumprir algo mental ou fisicamente. A "capacidade" se relaciona mais à habilidade prática, que inclui o talento e o conhecimento natos, mas, também, sugere a habilidade obtida e o treinamento. Com frequência, a capacidade implica que uma pessoa seja capaz de completar uma tarefa por ter o conhecimento e o talento para tal, mas ainda precisa de treinamento para isso. Por conta dessa sutileza, em seu currículo, é mais apropriado dizer que você é apto a completar tarefas que dizer que é capaz de completá-las.
Individual e grupo
Além da diferença em evocar potencial e especialidade presente, a capacidade e a habilidade também têm leves diferenças na forma como elas são compreendidas por grupos e indivíduos. A capacidade tende a ser usada para descrever um grupo ou empresa, enquanto a habilidade tende a ser usada para descrever um indivíduo. Por exemplo, uma empresa pode afirmar algo como: "nós temos a capacidade de inspirar"; enquanto um indivíduo pode dizer: "eu tenho a habilidade de inspirar". Isso pode ocorrer porque a capacidade evoca habilidades treinadas ou práticas, enquanto a habilidade se relaciona mais com o talento e conhecido de uma pessoa.
Habilidade e perspectivas atuais
A habilidade tende a dar uma perspectiva atual. Por exemplo, se um empregador o perguntou sobre suas habilidades, você pode dizer: "eu tenho a habilidade de escrever e me comunicar bem". Isso diria ao empregador que, neste momento, você já possui essas habilidades. Dizer que tem habilidade em fazer algo é uma afirmação mais forte do que dizer que você tem capacidade de fazê-lo.
Capacidade e a perspectiva futura
A capacidade implica uma perspectiva futura. Por exemplo, se uma organização afirmou: "nós temos a capacidade de eliminar a fome no mundo", você pode não presumir que a organização possa completar essa tarefa. Você poderia substituir "capacidade" por "potencial" aqui: com trabalho, dinheiro e voluntários suficientes, a organização pode completar essa tarefa porque eles têm o conhecimento e a direção. Desta forma, grupos dizendo que são capazes de realizar uma tarefa são considerados menos responsáveis do que grupos que digam que são aptos a completá-la.
Mais Artigos
Vantagens e desvantagens da estrutura organizacional divisional→
Os quatro princípios da tomada de decisão individual na economia→
Vantagens e desvantagens das economias centralizadas→
Descrição do cargo de analista de logística→
Quais são as funções de um gerente de relacionamento com clientes?→
Teoria de contingência de liderança de Fiedler→
Referências
Sobre o Autor
Marianne Luke has been writing professionally since 2005. She has experience writing instruction manuals, research, fiction, nonfiction and poetry, and she also reviews Orlando local music for "Orange Ave Lab" magazine. Luke earned a Bachelor of Arts in technical communications and creative writing from the University of Central Florida in 2010.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images