Objetivos do domínio afetivo
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Em 1965, o teórico da educação Benjamin Bloom publicou a "Taxonomia de Objetivos Educacionais: A classificação das Metas Educativas". Bloom identificou três domínios de aprendizagem: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. O domínio cognitivo inclui objetivos de aprendizagem, como conhecimento, análise e compreensão. Entre os objetivos do domínio psicomotor estão a coordenação muscular e o controle do corpo. Os objetivos do domínio afetivo são mais difíceis de classificar.
Atenção
Um dos objetivos para o domínio afetivo é o aluno ser capaz de prestar atenção a certos estímulos. Os alunos devem ser capazes de tolerar e desenvolver o interesse no assunto, bem como se envolver ativamente. O domínio afetivo inclui a motivação dos alunos e o conjunto de emoções que os estudantes sentem a respeito da experiência de aprendizagem. Os alunos devem ser capazes de experimentar emoções positivas, quando prestam atenção aos assuntos.
Integridade
Consistência de caráter e cuidado em questões éticas também são objetivos para o domínio afetivo de aprendizagem. Quando as pessoas aprendem novas informações sobre si mesmos ou sobre os seus arredores, isso deve impactar na maneira com que interagem com o ambiente. Por exemplo, aprender que uma empresa se envolve em práticas antiéticas muitas vezes motiva uma pessoa a parar de patrocinar a empresa. Integridade, como um objetivo de aprendizagem para o domínio afetivo refere-se à capacidade de um indivíduo de fazer escolhas que são moralmente consistentes com o seu conhecimento do mundo.
Empatia
A capacidade de compreender e apreciar as escolhas éticas, sociais e pessoais de outra pessoa é um grande objetivo para o domínio afetivo de aprendizagem. Por este motivo, os instrutores que enfatizam o domínio afetivo incluem atividades onde os alunos interagem com os de diferentes origens étnicas, religiosas e nacionais. Esta exposição ajuda a aumentar a capacidade do aluno de empatia com aqueles que são diferentes dele. A empatia também envolve as faculdades imaginativas e, portanto, inclui os processos cognitivos e afetivos.
Valorização
Os alunos devem apreciar o valor da aprendizagem -- é o que os professores querem. Os instrutores de artes e ciências incentivam os alunos a examinar a beleza do assunto e a maneira com que o aumento do conhecimento do assunto pode beneficiar positivamente suas vidas. A capacidade de apreciar o que uma pessoa está aprendendo é um dos objetivos do domínio afetivo. Embora os professores tendem a enfatizar os processos cognitivos de aprendizagem, processos afetivos são importantes para a aprendizagem, bem como para um desenvolvimento social e pessoal adequados.
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Referências
Sobre o Autor
Jessica Pope has been a freelance writer since 2001. Her areas of expertise include relationships, education and social psychology. She has published numerous K-12 curriculum development books as well as "Mending Your Marriage," a Christian marriage counseling ebook. Jessica earned her Bachelor of Arts at Swarthmore College and is currently pursuing graduate studies.
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