Qual é a diferença entre um frasco e uma ampola?

••• ensemble de flacons et fioles image by Anthony MAGIDS from Fotolia.com

Ampolas e frascos aparecem em prateleiras de farmácias e de laboratórios de química. Ambos os tipos de recipiente têm um papel importante no armazenamento de compostos químicos líquidos ou sólidos que serão misturados a outros compostos ou administrados ao paciente. Apesar de ambos se referirem a recipientes de vidro e algumas vezes de plástico, eles possuem aparências e propósitos diferentes.

Ampola

Uma ampola tipicamente indica um recipiente de vidro selado que contém um composto farmacêutico. Ela é selada para proteger o conteúdo do ar e da umidade. O fecho é feito pelo derretimento da ponta da ampola. Para abrir é preciso quebrar o gargalo.

Frasco

Frasco é um termo mais amplo do que ampola. Ele inclui qualquer pequeno recipiente que contenha compostos químicos ou farmacêuticos. Tipicamente feito de vidro, o frasco pode ser selado ou não. Esses recipientes são fechados com tampas rosqueadas ou com tampões de borracha. Algumas vezes, essa tampa contém um conta-gotas para medir o líquido retirado. Um frasco tende a ter uma base plana, de forma que pode ficar em pé em um balcão.

Proteção de potência

ampoule image by AGphotographer from Fotolia.com

Os compostos químicos que tendem a ser instáveis na presença de ar ou outros compostos se mantêm intactos e mantêm sua potência quando armazenados em uma ampola. Frequentemente, fabricantes de remédios retiram o ar de dentro da ampola antes de fechá-la para evitar que a medicação se degrade dentro do recipiente. Um frasco normalmente não é selado e é melhor para armazenar compostos estáveis.

Reuso

break the amp image by Keith Frith from Fotolia.com

Como uma ampola é aberta quebrando-se o gargalo, ela não é reutilizável. Algumas vezes, abrir uma ampola pode ser difícil e até apresenta um certo risco de causar ferimentos, de acordo com Ron Stoker, diretor executivo da International Sharps Injury Prevention Society. Por outro lado, um frasco pode ser limpo e reutilizado várias vezes e apresenta menos risco de ferimentos.

Medida de volume

medical syringe and ampoule on a white background. image by Petr Gnuskin from Fotolia.com

O recipiente de uma ampola pode sofrer leves variações de volume interno. Isso é resultado do processo de fechamento que derrete o vidro. Tipicamente, uma seringa com indicadores de volume retiram uma parte do líquido da ampola para chegar à quantidade necessária de medicamento. Em contrapartida, um frasco pode apresentar marcações de volume que se tornem um indicador visual do volume restante do produto.

Mistura

chemical test tubes image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com

Os frascos são recipientes convenientes para a mistura de diversos compostos químicos. Através das paredes de vidro deles, é possível ver a consistência e as cores dos compostos resultantes. As bordas de vidro quebrado das ampolas abertas podem introduzir pequenos pedaços de vidro na mistura de compostos e, portanto, elas não devem ser usadas para fazer misturas.

Mais recentes

×