Lista de gases inflamáveis
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Os gases podem ser classificados em três grupos: oxidantes, inertes e inflamáveis. Os primeiros, como o oxigênio e o cloro, sozinhos não possuem inflamabilidade, mas agirão como oxidantes e ajudarão na combustão. Os gases inertes não são combustíveis mesmo e, às vezes, são usados em sistemas de extinção de incêndios. O dióxido de carbono e o hélio são exemplos de gases inertes. Já os inflamáveis, nas proporções adequadas, podem ser explosivos quando misturados com o ar. O hidrogênio, butano, metano e etileno são exemplos.
Hidrogênio
O hidrogênio é o mais básico dos elementos. Seu nome vem das palavras gregas que significam "formação de água". Ele foi produzido em laboratório em 1671, antes de ser compreendido como um elemento. É usado como combustível para as estrelas, potencializando reações nucleares que queimam por bilhões de anos. Quando misturado com oxigênio, é altamente combustível. Essa substância está presente em muitos compostos comuns encontrados no dia a dia, como: água, peróxido de hidrogênio e até mesmo o açúcar.
Butano
O termo butano pode se referir ao alcano n-butano ou para seu outro isômero, o isobutano. Ambos gases são incolores, inodoros, fáceis de se liquefazerem e extremamente inflamáveis. O gás butano é usado em acampamentos para fogões portáteis. Às vezes, ele é misturado com propano e vendido comercialmente, sendo utilizado como fluido de isqueiro ou um aerossol propulsor. Na sua forma mais pura, é usado como um resfriador, além de ser um refrigerador mais sustentável à camada de ozônio.
Metano
O metano, normalmente vendido sob o nome de gás natural, é usado principalmente como combustível para aquecedores residenciais e comerciais. Já que é explosivo quando presente no ar, os vazamentos de gás são perigosos. Em seu estado natural, essa substância é incolor e inodora, por isso as empresas adicionam fragrâncias sulfurosas desagradáveis, facilitando a detecção desses vazamentos. Na natureza, o metano é encontrado em reservatórios subterrâneos e, normalmente, com depósitos de petróleo. Geralmente, o metano é processado antes de ser vendido, de forma a remover o propano, butano e outras impurezas, sendo algumas comercializadas separadamente.
Etileno
O etileno não possui cor, odor e é principalmente produzido pelas plantas, apesar de ser fabricado artificialmente. Ele é conhecido como o hormônio de amadurecimento das frutas, flores e vegetais. Colocar produtos em sacos de papel faz com que os níveis dessa substância dentro do saco aumentem, por causa da fruta ou do legume propriamente dito, que produz esse gás. A presença do etileno acelerará o processo de amadurecimento. O mesmo efeito ocorre em outros espaços fechados, como caminhões de frutas e armazéns. O elemento gasoso em questão é inflamável quando presente na atmosfera, contendo de 13 a 32% de concentração.
Outros gases inflamáveis
Existem ainda muitos outros gases que podem se tornar inflamáveis quando misturados com o ar ou oxigênio, incluindo acetileno, amônia, etano, propano e silano. Alguns desses são usados comercialmente para grelhas ou para aquecedores residenciais. Quando utilizados em sua forma inflamável, sempre fique atento às propriedades do gás específico, por exemplo, o nível de ventilação necessário e se o gás vai flutuar e alcançar seu teto ou se infiltrará no seu piso.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Alane Michaelson began writing professionally in 2002. Her work has appeared in Michigan publications such as the "Detroit Free Press" and the "Flint Journal." Michaelson graduated from Oakland University in 2006, earning a Bachelor of Arts in journalism.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images