Diferença entre frente fria e frente quente
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images
As frentes são limites entre as massas de ar que são formadas baseadas na direção do movimento do ar. Por exemplo, uma frente fria se forma quando a massa de ar frio se move em direção à massa de ar quente. Uma frente quente se forma quando o ar quente se move em direção à massa de ar frio. Essas frentes são de interesse dos meteorologistas, pois elas podem causar padrões climáticos específicos. No entanto, as frentes frias geralmente trazem padrões climáticos mais sérios do que as frentes quentes.
Identificação da frente fria
Uma massa de ar fria que se move em direção à massa de ar quente produz uma frente fria. Devido ao ar frio ser mais pesado do que o quente, ele força o ar quente para cima. Isso causa o esfriamento do ar quente e produz temperaturas menores do que o normal para a estação. Nos mapas meteorológicos, uma frente fria geralmente é mostrada como uma linha azul com setas vermelhas salientes.
Identificação da frente quente
Uma frente quente se forma quando a massa de ar quente se move em direção à massa de ar frio. Devido ao ar quente ser mais leve do que o ar frio, ele gradualmente passa para o topo do ar frio, causando o aquecimento do mesmo e aumentando a temperatura comum para a estação. Os mapas meteorológicos geralmente indicam uma frente quente com uma linha vermelha com círculos vermelhos salientes.
Nuvens
As frentes frias geralmente causam a nuvem cumulus e a cumulonimbus, que frequentemente precedem um tempo chuvoso. Isso ocorre pois a frente fria força o ar quente para cima rapidamente, criando assim mais nuvens intensas. As frentes quentes movem-se lentamente, portanto produzindo primeiro as nuvens cirrus, em um calmo céu azul. As frentes quentes podem continuar e produzir as nuvens cirrostratus, altostratus e nimbostratus, que têm mais camadas do que a nuvem cirrus.
Padrões climáticos
As frentes frias tipicamente causam mudanças rápidas e fortes na temperatura. Durante a frente fria, as temperaturas podem cair até 15 graus em apenas algumas horas. Devido às frentes frias moverem-se mais rapidamente do que as frentes quentes, elas também causam fortes padrões climáticos. Trovoadas, tempestades de neve e tornados estão associados às frentes frias. Essas frentes quando ocorrem durante o inverno são mais fortes. As frontes quentes se movem mais lentamente do que as frias e por isso produzem padrões climáticos menos severos. As temperaturas quentes e chuvas que duram por vários dias são comuns em frentes quentes.
Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images