×
Loading ...

A diferença entre moldes e matrizes

Moldes e matrizes são usados para a criação de uma variedade de objetos com diferentes materiais. Por exemplo, canos de plástico podem ser feitos em um molde; ferramentas como uma chave inglesa são feitas a partir de matrizes. Os moldes tendem a serem usados para produzir produtos que precisam ser ocos, enquanto que matrizes são usadas para gerar produtos sólidos a partir de materiais como o aço.

Esse cano de plástico foi formado em um molde (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Moldes líquidos

Os moldes podem ajudar a fabricar objetos como maçanetas para portas. Há duas metades para um molde; isso permite a criação de uma variedade de detalhes que são inseridos no centro do mesmo. Um meio liquido é despejado ou injetado em um molde pré-fabricado; uma vez esse líquido tenha sido injetado, espera-se que o mesmo esfrie e então o molde é removido. O resultado final é um componente único que pode já ser o produto final, ou pode ser feito com o propósito de ter outros objetos anexados a ele.

Loading...

Moldes sólidos

Moldes sólidos são usados para dar formas a pedaços de algum material. O material é aquecido e transformado em qualquer formato que se encontre o molde. Por exemplo, maquiadores profissionais podem usar uma folha de plástico e um molde para dar uma dimensão extra à fantasia de um ator; isso é especialmente útil se eles estiverem criando algo que não existe na vida real. Se eles precisassem fazer uma máscara para o ator, por exemplo, eles desenhariam o molde, colocariam-no em um pedaço plano de plástico, e então pressionariam-no no lugar ao redor desse molde. Esse processo necessita de muita pressão e deve ser cuidadosamente monitorado para evitar que o plástico fique muito fino ou quente demais.

Matrizes

Matrizes são usadas para cortar objetos a partir de um meio; um cortador de biscoitos é uma forma simples de matriz. Elas são úteis porque podem cortar vários objetos de uma vez, aumentando a produtividade. Papeis de bordas decorativas são cortados a partir desse processo, assim como peças para máquinas como arruelas e também placas de ruas. A ideia principal por trás das matrizes é que elas são usadas para criar outras formas, e duas delas podem ser usadas ao mesmo tempo para criar formas mais complexas.

Moldagem de matrizes

Ferramentas e brinquedos são geralmente feitos com o processo de moldagem de matrizes. Metal fundido é então removido, e o produto está pronto para o acabamento. Esse processo é relativamente rápido, o que permite uma produção mais rápida. Em contrapartida, ele não é tão refinado como o processo de modelagem, e objetos provenientes de matrizes podem não ser tão resistentes quanto aqueles criados a partir de um molde injetado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...