×
Loading ...

Qual é a diferença entre placa de espuma azul e rosa?

O isolamento vem em muitas formas, incluindo grandes placas de espuma de alta densidade. Um tipo de placa está disponível nas cores rosa e azul, levando algumas pessoas a se perguntarem qual é a diferença entre elas. Ambas são de espuma de poliestireno expandido -- mais forte do que o isopor branco regular -- e cortadas em placas para serem usadas mais facilmente como isolamento em paredes e tetos. A diferença entre essas placas (azul e rosa) e o isopor branco refere-se ao valor R de isolamento, mas, entre ambas, trata-se apenas de diferença de fabricante.

Placas de isolamento de espuma vêm em diferentes cores, espessuras e valores de isolamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Poliestireno expandido

Placas de isolamento rosa e azul são feitas de poliestireno extrudido expandido, ou XEPS. Isso também é chamado de poliestireno expandido, ou XPS. Bolinhas de plástico de poliestireno são misturadas com produtos químicos. Para fazer a mistura de espuma, é injetado um produto químico diferente referido como um agente de expansão. A mistura é, em seguida, moldada por meio de uma máquina especial e, quando a moldagem é concluída, o material pode ser cortado em placas.

Loading...

Valor R

A espuma de isolamento é feita para manter a casa quente ou fria, protegendo o interior das mudanças de temperatura ao ar livre. A sua eficácia é expressa sob a forma de um "valor R", que indica quão bem a espuma resiste à transferência de calor. Materiais mais densos têm valores R mais elevados. Esses valores são expressos por centímetros do material; quanto mais alto o número, melhor a capacidade de isolamento. Placas de XPS costumam ter uma classificação R-2 por centímetro.

Cor e eficiência

A cor da placa de espuma não tem efeito sobre sua eficiência. Placas de XPS são de cor azul ou rosa para diferenciá-las facilmente das placas mais baratas de isopor, que são brancas. A superfície do isopor revela facilmente os grãos separados de poliestireno a partir do qual a placa é formada. O ar ou a umidade podem ficar presos entre essas esferas. Como a placa de XPS não tem esses grãos visíveis, tem uma densidade e valor R mais consistentes.

Marcas

A diferença de cores de placas de XPS distingue seus fabricantes, não havendo diferença entre placas azuis e rosas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...