×
Loading ...

Diferenças entre o circulador de ar e o ventilador torre

Quando existe a necessidade de ventilar um único cômodo, como o quarto ou o escritório, a solução mais prática é usar um ventilador portátil. Ele refresca o ambiente promovendo a circulação do ar e, se comparado a um aparelho de ar-condicionado central, é mais barato e menos prejudicial à saúde. Os dois tipos básicos de ventiladores portáteis são o circulador de ar e o torre.

Circuladores de ar tradicionais tinham formato quadrado, mas os modelos mais recentes têm o formato circular (Fan detail image by TekinT from Fotolia.com)

Circuladores de ar

O circulador de ar nada mais é do que um ventilador portátil inserido dentro de um gabinete -- uma grade plástica ou de aço que permite a movimentação do ar. O circulador de ar pode ter o formato quadrado, oval, retangular ou circular, e pode ser facilmente transportado de um ambiente para outro. O aparelho também pode ser colocado no parapeito de janelas para dispersar o ar quente ou estagnado da parte interna para a externa. Usado dessa forma, o circulador de ar ajuda a dissipar fumaça, poeira e odores do ambiente.

Loading...

Ventilador torre

O ventilador torre é um outro tipo de aparelho portátil que apresenta uma série de ventoinhas dispostas na unidade vertical, a "torre". Ele pode ser colocado em cima de um balcão ou mesa e transportado facilmente de um lugar para outro. O ventilador torre é muito usado na Europa e na Ásia, onde os aparelhos de ar-condicionado são relativamente raros para as famílias comuns.

Funções

Enquanto o circulador de ar apenas movimenta o ar em linha reta de trás para a frente, o ventilador torre pode ser ajustado de modo que o ar circule em qualquer direção: para cima, para baixo e com um ângulo de rotação de até 180 graus. Isso permite que o usuário aqueça, resfrie ou ventile uma área maior do que a alcançada pelo circulador de ar fixo. O ventilador torre pode ser acionado por controle remoto e, como a maioria dos exemplares, apresenta diferentes velocidades para a escolha do usuário.

Renovação do ar

Se houver uma inundação ou vazamento que crie condições de umidade no piso ou no ambiente, o circulador ajuda a deslocar o ar, secando as superfícies molhadas e evitando o crescimento de mofo e bolor. O ventilador torre também é útil para este fim, uma vez que o ar circula pelo ambiente em alturas variadas.

Características do ventilador torre

Muitos ventiladores torre vêm com temporizadores, de modo que o funcionamento pode ser programado para duração e horas específicas. Alguns também podem ser ajustados no modo "brisa natural", que imita o deslocamento e a intermitência dos ventos. Algumas unidades torre possuem ionizadores que mudam a composição química dos vários elementos atmosféricos e, segundo alguns, propiciam um ambiente mais saudável e energizante. Os ventiladores torre são geralmente mais silenciosos e também apresentam menos riscos para crianças e animais curiosos.

Custos e serviços

Os circuladores de ar são mais baratos do que os ventiladores torre, já que seu mecanismo de funcionamento é relativamente simples. O conserto e a substituição de suas peças é simples, enquanto os ventiladores torre precisam ser devolvidos ao fabricante ou levados à assistência técnica para a execução de quaisquer reparos.

Considerações quanto ao design

Os ventiladores torre têm a vantagem de ocupar menos espaço na mesa ou no chão, sendo também mais fáceis de transportar de um ambiente para outro. Eles não têm o visual desajeitado dos circuladores de ar, não interferem muito na decoração e são menos complicados para combinar com outros elementos, tais como luminárias, estantes e home theaters.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...