Diferenças entre gatos cálicos e escama-de-tartaruga
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Apesar de gatos cálicos e escama-de-tartaruga possuírem aparências diferentes, eles são da mesma raça. Apesar de os dois tipos apresentarem variações, as cores básicas dos gatos são as mesmas. Esses gatos sempre exibirão as cores branca, uma tonalidade de vermelho e uma outra cor, normalmente preto ou azul.
Apresentação das cores
A principal diferença entre um gato cálico e um escama-de-tartaruga é a maneira com que as cores se apresentam. Em um gato cálico, as três cores aparecem em forma de manchas sólidas e existem independentemente uma das outras, sendo o branco a cor primária típica. Para um gato escama-de-tartaruga, as cores são misturadas, então não há como identificar onde uma começa e a outra termina, fazendo com que esses gatos tendam a ter uma aparência mais escura.
Quantidade de branco
Em geral, um gato cálico terá uma porção grande de uma cor de pelo em seu corpo. Na verdade, algumas pessoas utilizam essa distinção para determinar a diferença entre os dois tipos de gatos. No entanto, um gato escama-de-tartaruga também pode apresentar porções maiores de uma cor. Desde que as outras duas cores do gato sejam misturadas e não apresentadas individualmente, o gato é classificado como escama-de-tartaruga. A maioria deles também possui a cor de pelo dominante misturada com as outras, ao invés de apresentarem manchas sólidas.
Cor dominante
Gatos cálicos e escama-de-tartaruga possuem três cores diferentes de pelo em seu corpo. No entanto, uma dessas cores é geralmente a cor dominante, o que significa que ela aparece em uma porção maior do corpo. Para gatos cálicos, a cor dominante típica é branco. Em alguns deles, até metade do corpo é coberta apenas pela cor dominante. Já em gatos escama-de-tartaruga, a cor dominante é normalmente o preto. Como as outras cores geralmente misturam-se com a cor dominante, pode ser um pouco difícil de identificá-la em um gato escama-de-tartaruga.
Genética
A genética dos gatos cálicos e escama-de-tartaruga é basicamente a mesma. O gene para a combinação de cores é carregado no cromossomo feminino, o que significa que a maioria dos gatos que carregam essa variedade de cores são fêmeas. Anormalidades genéticas ocorrem para criar machos cálicos e escama-de-tartaruga, mas esses gatos são geralmente inférteis devido à anormalidade. O gene da cor dominante para os gatos resulta em um gato laranja, se os dois genes forem dominantes. Se os dois forem recessivos, o gato será de outra cor. No entanto, se a fêmea possuir um gene dominante e um recessivo, ela provavelmente será do tipo cálico ou escama-de-tartaruga.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Kimberly Turtenwald began writing professionally in 2000. She has written content for various websites, including Lights 2 You, Online Consultation, Corpus Personal Injury and more. Turtenwald studied editing and publishing at Wisconsin Lutheran College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images