Diferenças entre a molinésia negra fêmea e o macho
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images
A molinésia negra, um popular peixe de água salobra, é bela, resistente e prolífica. Como exibem diferenças sexuais externas óbvias, a maioria dos criadores conseguirá identificá-las facilmente para fazer reprodução.
Barbatana anal
A diferença mais óbvia entre a molinésia macho e a fêmea é o formato da barbatana anal. Os machos, vivíparos, possuem uma barbatana anal especial, chamada gonopódio. Ela é alongada e em forma de espada. Já a das fêmeas, é em forma de delta, arredondada.
Tamanho
As fêmeas geralmente são maiores que os machos. Um macho adulto raramente ultrapassa os oito centímetros de comprimento, mas as fêmeas podem crescer até dez, ou mais. Outros fatores, como idade, qualidade da água e tamanho do habitat também podem afetar o tamanho de um adulto.
Formato de corpo
As fêmeas adultas quase sempre carregam ovos fertilizados ou embriões; como resultado, suas barrigas são visivelmente arredondadas. Já os machos têm uma aparência elegante e aerodinâmica.
Nadadeira dorsal
A nadadeira dorsal pode variar, dependendo do sexo. A de uma fêmea é geralmente mais curta, e chama menos atenção em relação a do macho. Tais diferenças não são universais.
Comportamento
Os machos exibem constantemente o comportamento de cortejo. Eles podem perseguir as fêmeas, exibir seus gonopódios e tentar abranger as ovas, para ganhar a atenção da fêmea. Quando as fêmeas estão ausentes, os machos podem exibir esse comportamento uns com os outros ou com membros de outras espécies.
Referências
Sobre o Autor
Juniper Russo, an eclectic autodidact, has been writing professionally since 2008. Her work has appeared in several online and print-based publications, including Animal Wellness. Russo regularly publishes health-related content and advocates an evidence-based, naturopathic approach to health care.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images