Diferença entre galinha e galo
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Galos e galinhas tem diferenças comportamentais que permitem classificá-los, porém, o jeito mais fácil de diferenciar entre um e outro é a aparência física. Existem diferenças nas penas, crista, rabo e pescoço, no tamanho geral do corpo, da carúncula e das patas. Em algumas raças, as diferenças são menores, mas existem. Em todas, o comportamento é sempre diferente. Porém, a característica mais marcante que separa galinhas e galos é que as primeiras botam ovos, enquanto os galos não.
Comportamento
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A maior diferença de comportamento entre galos e galinhas é que os primeiros cantam. Os frangos podem começar a cantar antes de desenvolverem as características físicas o suficiente para se notar a diferença entre os gêneros. Além disso, galos são agressivos e animados, enquanto as galinhas são reservadas, menos ativas e tímidas. O galo também tende a ser mais amigável aos humanos do que a galinha.
Tamanho
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O galo é mais alto e esguio que a galinha, que tem uma aparência mais atarracada, pequena. O tamanho e porte do galo não só determinam o macho dominante do bando, como também desempenha um fator importante na hora do acasalamento. As galinhas escolhem os galos maiores, com porte mais impressionante e colorido.
Crista e carúncula
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os galos mostram suas cristas e carúnculas durante a corte, por isso essas feições devem ser maiores e com cores mais vibrantes que as da galinha. Um galo dominante também tem uma crista maior que os outros galos do bando, e uma galinha com uma carúncula maior também é a dominante, e melhor botadora de ovos.
Penas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Como em muitas espécies, os machos desenvolvem cores brilhantes que usam para atrair as fêmeas durante a corte. Os galos tem caudas longas e esvoaçantes que eles levantam e abrem ao caminhar em frente a uma fêmea, enquanto as caudas das galinhas são menores e em cores apagadas. As cores do corpo do galo são brilhantes e vibrantes, comparadas com as galinhas, que tendem a ter uma plumagem de tom apagado, pálido. Eles também se diferenciam pelo tamanho e forma das penas do pescoço. O galo tem penas finas e pontudas, enquanto as das galinhas são maiores e arredondadas.
Patas
Não só as patas dos galos são maiores que as das galinhas, como também eles têm esporas localizadas na parte interna das patas, que as galinhas não têm. Essa espora é uma projeção óssea em forma de cone que cresce continuamente, da mesma forma que uma unha humana. Os galos usam essa espora como arma durante uma luta. Muitos criadores de frangos domésticos mandam remover as esporas para proteger o bando de machucar a si mesmo.
Referências
Recursos
- “Chickens’ complicated sex life”; Vlad Månsson and Björn Kang [em inglês]
- Geauga County 4-H: Criação de frangos [em inglês]
Sobre o Autor
Diana David began writing when she became aware of the plight of domestic rabbits in 2001. In 2008 she posted online articles to help rabbit owners throughout the world. In 2009 she created her own rabbit rescue-related website, where she continues to post articles to this day. She holds an associate degree in computer programming from the Front Range Community College in Colorado.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images