×
Loading ...

Qual é a expectativa de vida média de um papagaio?

A expectativa de vida de todas as criaturas vivas é medida de forma diferente. Algumas vivem apenas alguns dias, enquanto outras podem viver mais de um século. Embora a expectativa de vida do papagaio seja medida em anos, ela tende a variar muito, dependendo de diversos fatores que a influenciam. Os papagaios são animais alegres e inteligentes, mas sua longevidade deve ser uma das principais preocupações quando se considera criá-los como animais de estimação.

Alguns papagaios, como a arara, podem viver por mais de cem anos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Espécies diferentes

Existem mais de 350 espécies diferentes de papagaios em todo o mundo, e todas elas pertencem à ordem Psittaciformes. Dentro desse grupo, os papagaios são divididos em três famílias: Cacatuidae, ou seja, as cacatuas; Strigopidae, os papagaios da Nova Zelândia e Psittacidae, os papagaios verdadeiros. A coloração dos pássaros varia de uma espécie para outra, do marrom à cor de arco-íris. O tamanho também varia, desde o minúsculo periquito até a majestosa arara.

Loading...

Expectativa de vida

A expectativa de vida média de um papagaio varia muito entre as espécies diferentes. A regra geral é que quanto maior o pássaro, mais tempo ele viverá. A arara pode viver de 50 a mais de cem anos, enquanto as cacatuas geralmente vivem por 40 a mais de 60 anos. A expectativa de vida dos ajerus é de 50 a 70 anos, e a das espécies do gênero Eclectus é de 65 a 85 anos. Os papagaios-cinzentos vivem entre 50 e 60 anos, e os papagaios-do-senegal até 50 anos. Os lóris vivem apenas cerca de 25 anos, ao passo que as marianinhas vivem até os 30. As jandaias vivem entre 12 e 30 anos, as calopsitas entre 12 e 20 anos e os periquitos entre sete e 18 anos.

Fatores contribuintes

Embora os números mencionados acima representem a expectativa de vida média de determinados tipos de papagaios, esses números não são imutáveis. Os pássaros podem viver por muito mais tempo ou morrer jovens. A longevidade do animal pode ser afetada por uma série de fatores. Normalmente, os papagaios em cativeiro vivem muito mais tempo do que aqueles em seu habitat natural, o que ocorre porque os animais selvagens enfrentam muitos mais perigos do que os domesticados. Uma boa alimentação e cuidados veterinários adequados prolongarão a vida de seu animal de estimação.

Compromisso a longo prazo

Se você ou sua família estiver considerando ter um papagaio como animal de estimação, a expectativa de vida é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração. Dependendo da espécie que você pretende comprar, os cuidados com o pássaro podem ser um compromisso para a vida toda. Na verdade, é bem provável que ele viva mais do que você!

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...