Qual é a expectativa de vida média de um papagaio?

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
A expectativa de vida de todas as criaturas vivas é medida de forma diferente. Algumas vivem apenas alguns dias, enquanto outras podem viver mais de um século. Embora a expectativa de vida do papagaio seja medida em anos, ela tende a variar muito, dependendo de diversos fatores que a influenciam. Os papagaios são animais alegres e inteligentes, mas sua longevidade deve ser uma das principais preocupações quando se considera criá-los como animais de estimação.
Espécies diferentes
Existem mais de 350 espécies diferentes de papagaios em todo o mundo, e todas elas pertencem à ordem Psittaciformes. Dentro desse grupo, os papagaios são divididos em três famílias: Cacatuidae, ou seja, as cacatuas; Strigopidae, os papagaios da Nova Zelândia e Psittacidae, os papagaios verdadeiros. A coloração dos pássaros varia de uma espécie para outra, do marrom à cor de arco-íris. O tamanho também varia, desde o minúsculo periquito até a majestosa arara.
Expectativa de vida
A expectativa de vida média de um papagaio varia muito entre as espécies diferentes. A regra geral é que quanto maior o pássaro, mais tempo ele viverá. A arara pode viver de 50 a mais de cem anos, enquanto as cacatuas geralmente vivem por 40 a mais de 60 anos. A expectativa de vida dos ajerus é de 50 a 70 anos, e a das espécies do gênero Eclectus é de 65 a 85 anos. Os papagaios-cinzentos vivem entre 50 e 60 anos, e os papagaios-do-senegal até 50 anos. Os lóris vivem apenas cerca de 25 anos, ao passo que as marianinhas vivem até os 30. As jandaias vivem entre 12 e 30 anos, as calopsitas entre 12 e 20 anos e os periquitos entre sete e 18 anos.
Fatores contribuintes
Embora os números mencionados acima representem a expectativa de vida média de determinados tipos de papagaios, esses números não são imutáveis. Os pássaros podem viver por muito mais tempo ou morrer jovens. A longevidade do animal pode ser afetada por uma série de fatores. Normalmente, os papagaios em cativeiro vivem muito mais tempo do que aqueles em seu habitat natural, o que ocorre porque os animais selvagens enfrentam muitos mais perigos do que os domesticados. Uma boa alimentação e cuidados veterinários adequados prolongarão a vida de seu animal de estimação.
Compromisso a longo prazo
Se você ou sua família estiver considerando ter um papagaio como animal de estimação, a expectativa de vida é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração. Dependendo da espécie que você pretende comprar, os cuidados com o pássaro podem ser um compromisso para a vida toda. Na verdade, é bem provável que ele viva mais do que você!
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Based in Boston, Bradley Keist has been an editor for Pearson Learning Solutions since 2008. His writing has also appeared in newspapers such as the "Indiana Daily Student," "The Normalite" and the "Sud Quotidien," as well as in the Cafe Abroad online magazine. Keist holds a Bachelor of Arts in journalism and French.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images