Diferenças entre pelve masculina e feminina

pelvis crest image by JASON WINTER from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
Pelve é a estrutura óssea dos quadris, especializada em suportar os ossos espinhais e proteger os órgãos abdominais. A pelve é feita de três ossos, o sacro, uma fusão de cinco vértebras sacrais, e o cóccix, ou osso da calda, uma fusão de quatro pequenas vértebras.
Estrutura óssea
Em geral, os ossos dos homens são maiores e mais robustos do que os das mulheres, de acordo com o Museu Nacional Smithsonial de História Natural. Além disso, os ossos masculinos tendem a ser mais grossos, em lugares onde os músculos são inseridos. Apesar desse fato, a pelve possui características específicas para cada sexo, que são melhores indicadores do sexo de um esqueleto.
Posição dos ossos
Os ossos da pelve feminina envolvem um espaço mais largo e plano, enquanto que o ângulo dos ossos da pelve masculina são mais estreitos. O ílio é a borda que forma as laterais da pelve. Quando você coloca as mãos nos quadris, sente o ílio. Em homens, o ílio tende a ser mais fino e alto, com as bordas superiores em uma posição mais vertical, e nas mulheres o ílio é mais largo e plano, abrindo dos lados. O ísquio, o osso do quadril no qual nós nos sentamos, se encontra na frente do corpo, na sínfise púbica. O ângulo do ísquio na sínfise púbica é de cerca de 60º em uma pelve masculina e cerca de 90º em uma feminina, de acordo com "Basic Human Anatomy". Nos homens, o cóccix, ou o osso da cauda, forma um ângulo em direção à cavidade pélvica maior do que nas mulheres, de acordo com "Coccyx.org".
Espaços pélvicos

fractura de pelvis image by Cano from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
O furo na pelve masculina no ísquio tende a ser maior e mais arredondado do que na mulher, que é menor e possui uma forma mais triangular. A cavidade pélvica, o espaço formado pelo ísquio e pelo íleo, é maior e circular nas mulheres e menor e em formato de coração nos homens. Com um ângulo maior na sínfise púbica e uma menor incursão no cóccix, a saída da pelve feminina também é maior e mais redonda.
Propósito
A estrutura dos ossos pélvicos femininos e o espaço que eles formam são otimizados para garantirem espaço para o crescimento e para o nascimento de um bebê. Em particular, a distância entre o ísquio e o diâmetro interno do espaço que ele contorna é maior na pelve feminina, para acomodar a cabeça do bebê durante o nascimento.
Órgãos pélvicos
A pelve óssea protege os órgãos abdominais. Nas mulheres, os ovários, as tubas uterinas e o útero ficam protegidos nos contornos da pélvis. Entretanto, no homem, os testículos ficam fora da proteção da pelve. O ambiente mais fresco do escroto fornece a temperatura ideal para a produção de esperma.
Referências
Sobre o Autor
In 20 years as a biologist, Susan T. McClure has contributed articles to scientific journals such as "Nature Genetics" and "American Journal of Physiology." She earned her Ph.D. from the University of Maryland. She enjoys educating people about science and the challenge of making complex information accessible.
Créditos Fotográficos
pelvis crest image by JASON WINTER from Fotolia.com