Tipos de formas de crânios humanos

Antropólogos analisam as características para determinar a raça

skull image by vb_photo from Fotolia.com

A ciência de designar uma raça baseada nas características do crânio é chamada de antropometria craniofacial. Antropólogos forenses determinam a identificação desenvolvendo um perfil biológico, uma vez que os grupos raciais possuem características em comum. Esse método não é 100% preciso, e tende a ser mais útil em países como os EUA, onde uma boa parte da população possui origens em locais geograficamente distantes. Entretanto, ao que as raças se misturaram, a identificação craniofacial se tornou mais problemática. Existem três grupos principais: caucasiano, mongoloide e negroide.

Caucasiano

Caucasianos, ou brancos, pessoas descendentes de europeus possuem relativamente nenhum prognatismo (extensão da mandíbula inferior) e relativamente pouca projeção do cume alveolar, ou dos ossos que contêm os dentes. As faces são tipicamente menores, com uma cavidade nasal em forma de lágrima e ossos nasais em forma de torre. O palato é triangular e a caveira possui uma formação de orbitais de olhos inclinada. A testa e o crânio são proeminentes.

Mongoloide

Mongoloide, ou asiático, pessoas que possuem pequenas (quando existem) extensões da mandíbula inferior e da narinas, além de uma cavidade nasal oval. Os ossos nasais são em forma de tenda e o palato tem formato de ferradura. O orbital dos olhos é redondo e não inclinado, e o crânio é geralmente arredondado.

Negroide

Negros, ou negroides, pessoas cujas caveiras apresentam uma cavidade nasal larga e arredondada e sem narina. Existe uma notável projeção facial na mandíbula e na área da boca, além de um palato retangular. A órbita dos olhos é quadrada ou retangular. O crânio é dolicocefálico, o que quer dizer que é mais longo na frente do que atrás, proporcionalmente.

eHow Brasil
×