×
Loading ...

Diferenças entre planetas internos e externos

O sistema solar em que a Terra reside é o lar de planetas que variam significativamente entre si, mas que em geral são agrupados em duas categorias. Os cientistas costumam dividi-los em planetas interiores e exteriores. Os planetas interiores são: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, pois compartilham qualidades semelhantes entre si. Os exteriores, por sua vez, são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, os quais se agrupam, igualmente, por suas similaridades.

O nosso sistema solar é composto por oito planetas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Material de superfície

Os planetas interiores e exteriores variam fundamentalmente no que tange aos compostos dos quais são feitos. Planetas interiores são, muitas vezes, denominados "planetas rochosos", porque são feitos de materiais sólidos, ao passo que os exteriores são compostos quase que inteiramente por gases.

Loading...

Tamanho

Planetas interiores são significativamente menores do que aqueles que se encontram a uma distância maior do Sol. O menor planeta interior, Mercúrio, mede 4.877 km de diâmetro, em detrimento do maior planeta exterior, Júpiter, que mede 142.98 km de diâmetro. Estas diferenças de tamanho devem-se às leis da atração gravitacional. Sendo os planetas interiores maiores, suas massas poderiam fazer com que a Terra os atraísse, ao invés de permiti-los orbitar.

Velocidade de rotação

Os planetas exteriores giram rapidamente, enquanto os interiores giram relativamente devagar. A diferença de velocidade é tão notória que, estando você em Júpiter, o seu dia teria 9 horas e 55 minutos de duração, ao passo que, se você estivesse em Vênus, teria que esperar 243 horas para que um dia equivalente ao da Terra acontecesse.

Contagem de Luas

Planetas interiores, incluindo a Terra, têm poucas luas, se houver alguma. Planetas exteriores, por outro lado, são frequentemente acompanhados por diversos satélites naturais. Eles têm tantas luas, de fato, que a contagem delas é difícil para os cientistas.

Velocidade da Órbita Solar

Logicamente, os planetas que formam o grupo interno levam menos tempo para orbitar ao redor do Sol, já que estão mais próximos dele. Planetas exteriores demoram muito mais, pois possuem mais espaço para percorrer. Júpiter, por exemplo, leva 164 anos terrestres para fazer uma órbita completa em torno do Sol.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...