×
Loading ...

O que acontece com os balões depois que são soltos?

A resposta para a antiga questão de onde vão parar as bexigas quando são soltas talvez não seja tão imediatamente clara quanto o céu para onde estas bolhas de alegria sobem. Saber a resposta para esta questão pode ser útil se seu filho solta seu balão de aniversário e quer saber, com certeza, qual seu destino.

O balão se tornou um símbolo das festas de aniversário (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Subida

Depois que o balão é solto ele sobe até a atmosfera da Terra até se perder de vista. Conforme sobe mais alto a pressão atmosférica diminui e a temperatura cai. As bexigas costumam subir cerca de 8 km, onde a temperatura é cerca de 40 graus abaixo de zero. Um balão comum de festa demora cerca de uma hora e meia para atingir esta altitude.

Loading...

Quebra

As bexigas costumam passar por um modo de fragilidade, o que faz com que se partam em pequenos pedaços devido à diminuição da pressão (que faz o balão expandir) e às temperaturas congelantes, mudando a estrutura da borracha. O balão então explode e os pequenos pedaços caem 8 km de volta à Terra, espalhados por uma área determinada pela velocidade e direção do vento.

Descendo

Alguns balões não passam por esta fase de fragilidade. Ao invés disso eles vazam o hélio lentamente e descem à Terra inteiros. Isto acontece às bexigas que não têm hélio suficiente para subir à altitude de 8 km, que é o ponto de quebra do látex. Estes balões viajam cerca de 110 km em um dia calmo antes de voltarem ao chão.

Degradação

Depois de cair de volta na Terra, os balões de látex começam a se degradar e misturar com o ambiente. O tamanho das lascas da bexiga que chegam ao chão é pequeno demais para ser um risco aos animais. Estudos de laboratório mostram uma taxa de degradação similar à de uma folha de carvalho. Balões metalizados não são biodegradáveis e deve-se evitar soltá-los por este motivo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...