As diferentes propriedades entre astenosfera e litosfera
Photos.com/Photos.com/Getty Images
A litosfera e astenosfera formam as duas camadas mais externas da Terra. A litosfera, palavra em grego usada para "pedra", é composta por rochas quebradiças. Abaixo da litosfera, a astenosfera, grego para "fraco", é composta por rochas dúcteis e semifluidas. A litosfera flui lentamente sobre a astenosfera. As diferenças dessas duas camadas envolvem localização, propriedades físicas, propriedades químicas e papel nas placas tectônicas.
Localização
A litosfera representa a camada mais externa da Terra, consistindo da crosta e parte superior do manto. A espessura desta camada está entre 69 e 100 km. A litosfera superior é composta da crosta oceânica, de aproximadamente 7,2 km de espessura e da crosta continental, de aproximadamente 35 km de espessura. A litosfera mergulha através da astenosfera nas zonas de subducção tectônicas. A camada litosférica é mais profunda sob cadeias de montanhas. A astenosfera fica abaixo da litosfera, composta pelo manto superior. A espessura desta camada fica entre 100 e 350 km. Ela sobe à superfície em cristas meso-oceânicas.
Propriedades físicas
A litosfera é composta de rochas relativamente frias e rígidas. Estas rochas têm comportamento elástico, apesar de serem frágeis e poderem quebrar, fraturar ou terem falhas. No limite inferior a litosfera contém rochas de manto. Esta rocha tem composição similar à astenosfera, porém é mais fria e menos fluida. A astenosfera é uma camada semifluida de rochas parcialmente derretidas. Um balanço entre temperatura e pressão mantém a consistência similar a alcatrão quente. O material dúctil consiste de partículas sólidas, com os líquidos preenchendo o espaço entre elas. Este estado faz com que as rochas astenosféricas se comportem como plásticos, capazes de fluir gradualmente.
Propriedades química
O material tipo lama da astenosfera é composto de silicatos de ferro-magnésio. Esta composição química é praticamente igual a camada inferior mesosférica. Em contraste, as rochas litosféricas contêm mais sílica, porém menos alumínio, sódio e potássio. Dentro da litosfera, a composição vária entre as crostas oceânicas e continentais. A crosta oceânica contém menos sílica que a continental, apresentando uma coloração mais forte. A crosta oceânica contém também mais magnésio e ferro que a continental, fazendo com que seja bem mais densa.
Papéis nas placas tectônicas
A litosfera, por ser rígida, é dividida em pedaços denominados placas tectônicas. Estas placas fluem sobre a astenosfera semifluida. O fluxo astenosférico é dirigido pela convecção, causada pelo calor de dentro da Terra. Estas placas ao se moverem, fazem com que as placas tectônicas da litosfera movam-se lateralmente, como em uma esteira rolante. A astenosfera também é responsável pela criação de nova crosta. Isto ocorre nas cristas meso-oceânicas onde a convecção força a astenosfera à superfície. Com as extrusões, o material parcialmente fundido é resfriado e assim forma nova crosta. A convecção também força as placas litosféricas a afastarem-se destas cristas, também chamadas de limites ou zonas divergentes.
Referências
- Janelas para o universo: A crosta terrestre, litosfera e astenosfera [em inglês]
- U.S. Geological Survey: Glossário de terremotos: astenosfera [em inglês]
- San Diego State University: "Como vulcões afetam os movimentos das placas, convecção do manto e a geração de magma"; Vic Camp [em inglês]
- Planet Earth: "Sondagem além da superfície"; Rebecca Hotz e Kristen Schmidt [em inglês]
Sobre o Autor
Doug Bennett has been researching and writing nonfiction works for more than 20 years. His books have been distributed worldwide and his articles have been featured in numerous websites, newspapers and regional publications. Bennett's background includes experience in law enforcement, the military, sound reinforcement and vehicle repair/maintenance.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images