Qual é a diferença entre um composto iônico e um composto molecular

Photos.com/Photos.com/Getty Images
Compostos iônicos e moleculares são dois dos tipos mais comuns de compostos que existem na natureza. Ambos os tipos de compostos são formados quando átomos individuais de determinados elementos colidem uns com os outros e formam ligações. Estas ligações unem os átomos em conjunto, e podem ser quebradas por outras reações químicas ou pela aplicação de calor.
Tipo de ligação
Os compostos iônicos são unidos por ligações iônicas, enquanto os compostos moleculares são unidos por ligações covalentes. Uma ligação iônica é formada entre íons de carga oposta via atração eletrostática. Pela lei de Coulomb, a força de atração eletrostática tem base na proximidade dos átomos e a força da carga elétrica. Uma vez que esses íons carregados estão tão perto, o vínculo é extremamente forte. A ligação covalente, muito mais fraca, é formada quando átomos ligados compartilham elétrons comuns.
Estado físico
Os compostos moleculares existem naturalmente no estado sólido, líquido ou gasoso, enquanto os compostos iônicos são normalmente encontrados na forma de sólidos cristalinos, a temperaturas normais da terra. Os sólidos moleculares são suaves em comparação aos compostos iônicos, sendo os últimos mais frágeis e suscetíveis a quebra. Já que a ligação covalente é mais fraca do que a ligação iônica, compostos moleculares mudam de estado para líquido ou gasoso em baixas temperaturas. Compostos iônicos só atingem esses estados a temperaturas muito elevadas.
Formação elementar
Os elementos na tabela periódica são classificados em três grupos conhecidos como metais, não-metais e metaloides. Somente compostos moleculares podem ser formados a partir de elementos classificados como não-metálicos; se algum metal ou metaloide estiver envolvido no vínculo, ele deve formar uma ligação iônica e, portanto, um composto iônico. Porque os metais tem uma tendência para perder elétrons, enquanto os compostos moleculares têm uma tendência para ganhar elétrons, é geralmente necessário ter um metal e um não-metal para formar um composto iônico.
Condução de eletricidade
Os compostos iônicos conduzem eletricidade tanto no estado líquido quanto quando dissolvidas em água, mas não em estado sólido. Por outro lado, compostos moleculares não conduzem eletricidade sob qualquer uma destas condições. A diferença se resume à mobilidade dos íons; um composto iônico derretido ou dissolvido libera íons móveis que podem se mover para os eletrodos positivos e negativos para reunir e liberar elétrons. Compostos moleculares não liberam esses íons livres e, portanto, nenhuma transferência de elétrons ocorre.
Mais Artigos
Referências
- Diffbtwn; Diferença entre compostos iônicos e moleculares; 20 de janeiro de 2010 [em inglês]
- General Chemistry Online!; Que proprieddes distinguem compostos iônicos e covalentes?; Fred Senese; 31 de maio de 1999 [em inglês]
- University of Tennessee at Chattanooga; Tipos de compostos; Gretchen E. Potts; 2001 [em inglês]
- Wisc-Online; Tipos de elementos na tabela periódica e suas propriedades; Dr. Martin McClinton, Debbie McClinton e Dr. Miriam Douglass [em inglês]
- The Free Dictionary; Lei de Coulomb [em inglês]
- Virtual Chembook; Introdução aos compostos iônicos; Charles E. Ophardt; 2003 [em inglês]
Sobre o Autor
Dennis Blake is a content producer for TGN.TV, a gaming media website. He specializes in topics related to computers and gaming, and studied computer science at the Florida Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images