Como diluir tinta esmalte à base de água

••• paint image by Darren Nickerson from Fotolia.com

A tinta esmalte é um tipo de revestimento geralmente à base de óleo para que o acabamento seja liso e brilhante. É possível usar tinta esmalte à base de água em vez do outro tipo, entretanto, será preciso aplicá-la de forma diferente para que o acabamento fique liso. Nesse caso, ao diluir a tinta é possível obter a mesma aplicação uniforme que a tinta à base de óleo poderia fornecer. Felizmente, é possível dissolvê-la facilmente em casa.

Passo 1

Despeje a tinta em um recipiente para medidas a fim de determinar facilmente a quantidade de tinta que será dissolvida. Use um recipiente grande para ser possível adicionar água.

Passo 2

Calcule a quantidade de água para começar a diluição. A proporção é de 1/4 de xícara de água (cerca de 60 ml) para cada 470 ml de tinta. Sendo assim, para 1,8 litros de tinta, use uma xícara cheia de água.

Passo 3

Despeje a quantidade calculada de água no recipiente de tinta. Misture as duas substâncias cuidadosamente com uma vareta até ficarem homogêneas.

Passo 4

Mergulhe o pincel na tinta diluída e aplique-a sobre um pedaço de sucata. Verifique a consistência para analisar se a tinta continua regular.

Passo 5

Adicione mais água à tinta, em quantidades de 1/4 de xícara por vez, até que obtenha a consistência desejada. Mexa bem o conteúdo e teste após cada adição para evitar diluir demais.

Mais recentes

×