Como escurecer tinta azul-claro

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Escurecer tinta azul requer mais do que apenas adicionar tinta preta à cor original. Adicionar a cor errada a um azul-claro pode deixá-lo com um aspecto lamacento ou alterar completamente a cor de base da tinta. Para manter a tonalidade original, é importante analisar a tinta para determinar as cores base utilizadas naquele tom de azul. Use tons mais escuros da mesma cor para escurecer a tinta, mantendo a tonalidade e a intensidade originais.

Passo 1

Analise a cor azul para determinar sua tonalidade. A cor tem um tom avermelhado, roxo ou verde? Muitas tintas de cor azul-claro contêm também outras cores que devem ser mantidas quando a cor predominante for escurecida. Identifique a tonalidade de base da cor, para que você possa escurecer o azul sem alterar sua matiz.

Passo 2

Misture uma quantidade pequena de tinta de modo a determinar as cores necessárias para atingir a tonalidade desejada. Use cerca de uma xícara de tinta se estiver alterando uma tinta de parede, ou uma quantidade do tamanho de uma moeda para tintas a óleo ou acrílicas. Adicione uma gota de cor de cada vez à tinta.

Passo 3

Adicione uma gota de tinta preta no recipiente com tinta azul e misture. Anote a cor que você adicionou e o resultado obtido. Continue adicionando uma gota de cada vez. Tente adicionar outras cores, como verde, vermelho e roxo, para ajudar a escurecer. Continue adicionando cores até que você obtenha a cor que deseja.

Passo 4

Multiplique proporcionalmente a quantidade usada no teste, se quiser usar mais tinta. Se você adicionou 20 gotas para escurecer uma xícara de tinta, então deverá usar a mesma proporção para escurecer uma porção maior dela.

Passo 5

Misture a tinta com a colher para mistura e em seguida sele o recipiente para evitar que a tinta seque.

Mais recentes

×