Como diminuir a aba de um chapéu

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Reduzir o tamanho das abas de um chapéu largo pode parecer tão simples quanto cortá-las até o tamanho desejado com uma tesoura, mas isso vai deixá-lo com uma beirada crua, sem acabamento. Isso lhe dará uma aparência não muito atraente, fazendo também com que o chapéu se desmonte e se desgaste muito mais cedo do que normalmente o faria. Felizmente, criar uma borda com acabamento não requer muito tempo ou habilidade.

Passo 1

Marque na aba do chapéu o tamanho desejado com um pedaço de giz ou um caneta para tecido. Examine a linha que criou e verifique se está satisfatória, pois não há como aumentar a borda depois que a cortar.

Passo 2

Cuidadosamente corte a aba sobre a linha criada com a tesoura.

Passo 3

Experimente o chapéu para determinar se está satisfeito com o novo tamanho da borda, ou se gostaria de reduzi-la ainda mais. Se quiser deixar a borda ainda menor, corte-a até chegar ao tamanho correto.

Passo 4

Aplique fita dupla de viés à borda crua da aba do chapéu. Esta fita pode ser encontrada em diversas cores, e é dobrada ligeiramente no centro. Certifique-se de que o lado mais longo da fita esteja sob a borda e o lado mais curto por cima.

Passo 5

Prenda a fita com pequenos pedaços de fita adesiva transparente.

Passo 6

Costure a fita de viés na aba do chapéu com uma máquina de costura. Use um ponto reto e costure bem perto da borda interna da fita de viés ao redor de toda a aba do chapéu. Se colocou o lado mais longo da fita sob o chapéu, tenha certeza de que a parte inferior da fita também estará sendo costurada ao chapéu enquanto trabalhar com a máquina.

Passo 7

Fixe a costura fazendo dois ou três pespontos ao final da costura. Corte quaisquer fios soltos e desfrute do seu novo chapéu menor.

Mais recentes

×