×
Loading ...

Como fazer um discurso convincente

Um discurso convincente oferece palavras inspiradoras adequadas para um negócio, apresentação, congregação de igreja ou até em uma aula sobre como falar em público. Ao falar persuasivamente, você pode convencer seus ouvintes por meio de emoções, credibilidade e lógica. Se você der atenção à velocidade de seu discurso, também poderá aumentar as chances de convencer a audiência. Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que aqueles que falavam a uma velocidade de aproximadamente 3,5 palavras por segundo tinham mais sucesso em convencer os outros do que os que falam mais lentamente.

Instruções

Antes de fazer um discurso, pratique na frente dos membros de sua família e amigos (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha um tópico que o interesse. Se selecionar um tema pelo qual não está apaixonado, poderá não ser convincente para sua audiência. Escolha um assunto sobre o qual tenha conhecimento ou que não se importe em pesquisar.

    Loading...
  2. Ganhe a atenção de sua audiência começando seu discurso com um fato chocante ou estatístico. Por exemplo, se estiver tentando convencer os presentes a não fumar, poderá dizer que aproximadamente 443.000 pessoas morrem a cada ano por causa do tabagismo. Outra maneira de atrair o interesse do público é fazer uma pergunta para fazê-los pensar. Por exemplo, se deseja convencer os outros a consumir alimentos saudáveis, pergunte se eles comeram besteiras na semana anterior.

  3. Explique seu argumento em três a cinco pontos principais. Se quiser convencer o público a comer de maneira saudável, seus pontos principais podem consistir nos benefícios da alimentação saudável, consequências de não se alimentar de modo saudável e maneiras de melhorar uma dieta. Ao longo de seu discurso, você deverá apoiar suas alegações em fontes confiáveis. Se usar uma fonte estatística ou fato que a maioria das pessoas não conhece, cite a fonte durante o discurso.

  4. Utilize recursos visuais. Mostrar ao público figuras ou vídeos relacionados ao tópico poderá ajudá-lo a visualizar o ponto em questão. Por exemplo, se estiver tentando convencer sua audiência a não tomar banho de sol, mostre fotos de pessoas cuja pele esteja danificada pela exposição ao sol.

  5. Finalize o discurso com um chamado à ação. Diga ao público como podem ajudar a causa que está em discussão. Por exemplo, se deseja convencer sua audiência a reciclar, diga: "Eu disse anteriormente o quanto a reciclagem pode ajudar o ambiente. Agora, dependerá de todos você melhorar o ambiente reciclando seus itens".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...