Como dissolver nitrato de prata na água

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O nitrato de prata tem várias aplicações que são comuns para a maioria das pessoas, tendo conhecimento de sua presença ou não. A amplitude das aplicações vão de preservar flores frescas até fotografia. Em um laboratório de química, a adição de nitrato de prata é um teste para tipos específicos de misturas. Muitas dessas aplicações usam solução desse composto. Devido à reatividade da prata com muitos íons comuns presentes na água de torneira, você deve ter cuidado quando dissolver o nitrato em água.

Passo 1

Determine a concentração da solução de nitrato de água que quer preparar. Devido ao custo do reagente, deve preparar apenas o necessário. Sua sensibilidade à luz dá outra razão para preparar a solução apenas em pequenas quantidades.

Passo 2

Pese a quantidade determinada do nitrato e adicione-o a uma proveta contendo 100 ml de água deionizada e destilada. Os íons da prata reagem com alguns íons da água natural, como o cloreto e o sulfato. Se estes estiverem presentes na água, o íon da prata se combinará com eles e precipitará a solução.

Passo 3

Mexa a proveta e lentamente aqueça a solução usando o prato de aquecimento para ajudar o nitrato a se dissolver se a concentração estiver muito alta. Conforme a temperatura da água aumenta, aumentará também a do nitrato. Se tiver pouco tempo, use água quente para preparar a solução e acelerar o processo de dissolução.

Passo 4

Remova a proveta do prato e rapidamente despeje em uma vasilha marrom. A cor marrom do vidro impedirá que a solução de nitrato de prata se degrade devido ao contato com a luz.

Mais recentes

×